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DDD: Anatel diz que problemas acabaram
Do Diário do Grande ABC
11/07/1999 | 19:07
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Este domingo, mais de uma semana depois das mudanças nas discagens de longa distância, as empresas de telefonia fixa consideraram que a prestaçao dos serviços está totalmente normalizada. Em comunicados enviados à Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), as empresas de todo o país confirmaram que o número de ligaçoes completadas está igual ou acima dos padroes anteriores às mudanças. A Anatel assegura, no entanto, que a normalizaçao dos serviços nao exime as empresas da responsabilidade pelas deficiências verificadas nos primeiros dias da implantaçao do novo sistema. Até a próxima sexta-feira, as empresas terao de apresentar seus relatórios à agência.

De acordo com nota divulgada pela Anatel, esta avaliaçao é fundamental para identificar todas as causas e determinar as sançoes e açoes a que estarao sujeitas as empresas. "Será também verificada a possibilidade técnica de identificar os assinantes que nao puderam completar suas chamadas, com o objetivo de definir a forma de compensá-los".

Até o meio-dia deste domingo, segundo a Anatel, o nível de eficiência nas ligaçoes chegou a 104,7% se comparado ao do domingo anterior. A normalizaçao na prestaçao dos serviços ficou dentro do prazo dado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso que, na última quarta-feira, afirmou ao ministro das Comunicaçoes, Pimenta da Veiga, e ao presidente da Anatel, Renato Guerreiro, que queria todo o sistema de telefones funcionando sem problemas em 72 horas. O final deste prazo foi coincidente com aquele que as prestadoras haviam previsto. Ou seja, uma semana da implantaçao até completa regularizaçao do sistema.

No documento enviado hoje à Anatel, a Telefônica de Sao Paulo assegura que, "pelas taxas de completamento (ligaçoes completadas) observadas entendemos que a situaçao da Telefônica está dentro da normalidade". A Tele Centro-Sul, que presta serviços em toda a regiao Centro-Oeste, parte do Norte e, ainda, o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, informou que os números do seu desempenho, no último sábado, "estavam em linha com aqueles observados antes da introduçao do Código de Seleçao de Prestadora". A Embratel também assegurou que os seus serviços chegaram ao "mesmo nível de qualidade que apresentava antes da mudança".




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