Nacional Titulo
Indios exigem que Funai volta a fazer o atendimento médico
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 18:52
Compartilhar notícia


Os índios xicrin, da aldeia Bacajá, em Altamira, no sudoeste do Pará, realizaram nesta quinta-feira um novo protesto na cidade para exigir que a Fundaçao Nacional do Indio (Funai) volte a fazer o atendimento médico e prestaçao de serviços de saúde às nove tribos da regiao. Eles nao aceitam que o atendimento seja feito pela Fundaçao Nacional de Saúde (FNS), que há dois meses assumiu a tarefa nos 34 distritos indígenas em todo o país.

O Distrito Indígena da FNS em Altamira é o único no Brasil ainda sem diretor, mas os xicrin já decidiram: querem na chefia do órgao a enfermeira da Funai, Ednair Marques de Oliveira. Segundo o cacique Maradona, líder dos xicrin, a enfermeira Ednair Oliveira "conhece os problemas de saúde das tribos da regiao, é competente e rápida para tomar decisoes". Para ele, a FNS está "despreparada" para realizar o trabalho, além de ser um órgao "cheio de burocracia".

Assim que chegaram em Altamira em dois avioes bimotores fretados, os 30 índios pintados para a guerra e armados com arco e flecha, seguiram direto para a Casa do Indio. Mandaram chamar o prefeito do município, Claudomiro Gomes (PSDB), responsável pelo convênio com a FNS para a prestaçao de serviços médicos nas aldeias, afirmando que nao pretendiam voltar às suas aldeias sem uma resposta. A certa altura da reuniao, da qual participavam Gomes, dirigentes da FNS e da Funai, um dos caciques, muito irritado, atirou uma flecha contra a parede da sala. Quem estava no local ficou assustado.

O administrador da Funai em Altamira, Benigno Pessoa Marques, tranqüilizou a todos, explicando que aquilo fazia parte da cultura dos xicrin. "Ele demonstrou insatisfaçao com o rumo das coisas. Essa foi a maneira que ele teve para se expressar". Após três horas de reuniao, nenhuma soluçao foi encontrada para o impasse. "Nós vamos voltar a nos reunir com a FNS e a Funai para encontrar um denominador comum que leve em conta a saúde dos nossos índios", explicou o prefeito. A coordenaçao da FNS em Belém deve manifestar na próxima semana sua posiçao no caso.

Marques foi incumbido pelos índios de ficar na cidade "cobrando rapidez na soluçao". Ele entende que a melhor soluçao seria entregar a direçao do Distrito Indígena a uma pessoa da confiança dos índios. "Temos de encontrar uma saída e evitar mais problemas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;