Internacional Titulo
Alemanha e França examinam intervenção contra a gripe aviária
Da AFP
20/01/2006 | 16:27
Compartilhar notícia


Alemanha e França examinarão a formação de uma "força de intervenção" contra a gripe aviária durante uma reunião entre os ministros da Agricultura da EU (União Européia) em Bruxelas na próxima segunda-feira. Esta força de intervenção, proposta pelo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin na quarta-feira em Berlim, tem por objetivo uniformizar o controle nas fronteiras da UE.

Este órgão, ao qual outros países poderiam se associar, segundo a proposta de Villepin, tomaria decisões sobre o isolamento de aves e as reservas de vacinas, afirmou uma porta-voz do ministério alemão da Proteção ao Consumidor e à Agricultura.

Villepin propôs que a UE "tenha uma verdadeira força de intervenção contra a gripe aviária", com "especialistas disponíveis e prontos para combater rapidamente os novos focos".

Os ministros da Agricultura da Alemanha e da França, Horst Seehofer e Dominique Bussereau, respectivamente, decidiram na semana passada, em Berlim, que se informarão mutuamente sobre as medidas adotadas contra a gripe aviária. Os ministros vão se reunir em Paris no dia 31 de janeiro.

Seehofer sugeriu obrigar os turistas provenientes de países afetados pela gripe aviária a entregarem na alfândega uma declaração escrita na qual asseguram que não transportam aves ou produtos avícolas proibidos. O ministro alemão apresentará esta idéia a seus homólogos europeus na segunda-feira em Bruxelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;