Internacional Titulo
Fidel Castro será anfitriao na Cúpula Ibero-americana
Do Diário do Grande ABC
13/11/1999 | 15:52
Compartilhar notícia


O presidente cubano Fidel Castro será o anfitriao da realeza espanhola e dos presidentes do hemisfério durante a cúpula ibero-americana da próxima semana, que reduzirá ainda mais o isolamento de Cuba no plano internacional. Entretanto, a reuniao que começa na segunda-feira, pode ser ameaçada com protestos de dissidentes sobre a situaçao dos direitos humanos na ilha.

O ativista dos direitos humanos, Elizardo Sánchez, afirmou que as delegaçoes de quatro países lhe disseram que querem se reunir com dissidentes. O presidente uruguaio, Julio Sanguinetti, disse ter ``um fio de esperança' para uma abertura democrática em Cuba. Castro tentou desviar a atençao dos direitos humanos para os temas específicos da reuniao de cúpula e disse que o encontro tem menos a ver com Cuba e mais com a identidade e unidade ibero-americana.

Os chefes de estado e de governo da Espanha, Portugal e de 14 países latino-americanos já anunciaram sua participaçao. O rei Juan Carlos virá acompanhado da rainha Sofia, na primeira visita do casal espanhol à ilha. Este encontro - da mesma maneira que a visita do papa Joao Paulo II, em janeiro de 1998 - é um triunfo diplomático para o único estado comunista do hemisfério. Apesar de Cuba ter reatado relaçoes diplomáticas com dezenas de países na última década, suas relaçoes políticas e econômicas continuam limitadas, em parte pelo embargo comercial imposto pelos Estados Unidos há quase 40 anos.

A proposta da cúpula é discutir a situaçao financeira internacional e os efeitos da globalizaçao econômica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina.

A situaçao dos direitos humanos em Cuba foi mencionada por alguns dos presidentes dos cinco países latino-americanos que nao estarao presentes à reuniao: Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador e Nicarágua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;