Internacional Titulo
Presos reformistas ganham liberdade temporária no Ira
Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 17:40
Compartilhar notícia


Dois populares dirigentes reformistas, presos por discordar de questoes religiosas, receberam permissao de saída temporária para visitar seus familiares, segundo o jornal reformista Hammihan.

Abdola Nouri, ex-ministro do Interior, foi condenado a cinco anos de prisao por sua dissidência religiosa, mas seus seguidores consideram que sua detençao foi uma manobra para impedir que ele participasse das eleiçoes parlamentares de sexta-feira passada. Os resultados parciais indicam que os reformistas podem obter maioria no Poder Legislativo.

O outro reformista, Mohsen Kadivar, foi libertado nesse sábado com permissao de saída temporária de uma semana, segundo o jornal Hammihan. O diário acrescenta que a medida está prevista em uma lei que permite a saída de uma semana a cada três meses de prisao. Mas essa é a primeira vez que o governo permite a saída de Nouri para visita à família. Ele deve voltar à prisao na quarta-feira. Já Kadivar, clérigo e catedrático, foi beneficiado anteriormente com duas saídas. Em abril, ele foi condenado a 18 meses de prisao por suas idéias reformistas.

Kadivar e Nouri sao aliados do presidente Jatami, cujos correligionários estao ganhando as eleiçoes parlamentares com a campanha de reformar as rigorosas leis islâmicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;