Internacional Titulo
Brasil reitera oposição a ataque ao Iraque na ONU
Da AFP
17/10/2002 | 14:40
Compartilhar notícia


O Brasil manifestou nesta quinta-feira a posição contrária a um ataque militar contra o Iraque, incentivando a comunidade internacional a "esgotar as alternativas diplomáticas", durante o debate público no Conselho de Segurança da ONU sobre o Iraque.

"O uso da força em nível internacional é apenas admissível uma vez esgotadas as alternativas diplomáticas", disse o embaixador brasileiro, Gerardo Fonseca.

Gerardo Fonseca reafirmou que "o uso da força deve ser exercido de acordo com a Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança", insistindo, ao mesmo tempo, que o Iraque deve cumprir todas as resoluções aprovadas pelo Conselho.

Com cerca de 30 oradores que fizeram uso da palavra neste debate, Fonseca apoiou as inspeções de armas de destruição em massa, afirmando que estas devem ser reiniciadas "o quanto antes".

Nesta quinta-feira, 19 oradores, entre eles os cinco membros permanentes do Conselho (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China), estão inscritos para falar na sessão.

Até o momento, nenhum país se pronunciou em favor da postura dos Estados Unidos de exigir uma resolução que autorize o uso da força se o Iraque não admitir as inspeções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;