Economia Titulo
BC eleva Selic para 12,25% ao ano para conter inflação
Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
09/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo continua atuando contra o aumento dos preços no País. Ontem a diretoria do Banco Central aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros Selic, que agora será de 12,25% ao ano, ao menos pelos próximos 45 dias.

"Dando seguimento ao processo de ajuste gradual das condições monetárias, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,25% a.a", informou a autoridade monetária.

A Selic é uma das ferramentas que o BC tem para segurar a aceleração da inflação. De modo geral, a elevação da taxa resulta em restrição e encarecimento do crédito, o que estimula o resfriamento do consumo.

"Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que envolve o ambiente internacional, o comitê entende que a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado continua sendo a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012", afirmou o BC.

O teto da meta de inflação de 6,5% ao ano, considerado como limite saudável para a economia nacional, foi ultrapassado. Em publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo acumulou 6,55% em 12 meses encerrados em maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;