Política Titulo Santo André
Sob risco de ser impugnado, vice de Sargento Lobo renuncia

Emanuel Teixeira retira candidatura como aliado do prefeiturável do Patriota; falta de desincompatibilização no Ciesp e no conselho de desenvolvimento poderia prejudicar chapa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/10/2020 | 09:15
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Vice-diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André, Emanuel Teixeira (Patriota) renunciou à função de candidato a vice-prefeito da cidade na chapa majoritária encabeçada pelo vereador Sargento Lobo (Patriota).

A renúncia foi juntada no dia 7 à 156ª Zona Eleitoral, mas pouco detalha os motivos pelos quais o dirigente da entidade tomou tal decisão. Diz apenas que o ato é por razões pessoais. “Declara ainda que tem ciência que a presente renúncia não o desobriga do dever de prestar contas de campanha eleitoral, pelo período em que efetivamente esteve com sua candidatura deferida. Por derradeiro, requer ainda a notificação do partido para que proceda a substituição deste candidato.”

Quando Lobo anunciou Emanuel como vice, o Diário mostrou, no dia 18, que a parceria corria riscos por falta de desincompatibilização a tempo. Emanuel, além de segundo vice-diretor da Ciesp, está no conselho municipal de desenvolvimento econômico. Especialistas ouvidos pela reportagem da época citaram que, em conselhos específicos, seria necessário pedir licença três meses antes da eleição – Emanuel encaminhou a solicitação no fim de setembro, já fora do prazo legal.

A manutenção de Emanuel como número dois da chapa poderia, inclusive, impugnar todo o projeto político. A própria 156ª Zona Eleitoral tinha recebido ação de impugnação da dobrada, feita pela vereadora Elian Santana (DEM), candidata à reeleição na coligação que defende a recondução do prefeito Paulo Serra (PSDB) ao comando do Executivo. A democrata questionou a ausência de desincompatibilização, em tempo hábil, para que Emanuel participasse do pleito.

“O impugnado (Emanuel) é membro do conselho municipal de desenvolvimento econômico e também exerce o mandato de segundo vice-diretor do Ciesp de Santo André, situações estas que exigiam que a desincompatibilização do candidato, de modo a impedir o abuso de poder e o uso da posição em desequilíbrio da disputa eleitoral. Não havendo a comprovação das desincompatibilizações nos autos, está verificada a situação da inelegibilidade relativa”, escreveu Elian, na petição.

O documento traz portaria de nomeação de Emanuel Teixeira como conselheiro de desenvolvimento econômico do município e um print do site do Ciesp de Santo André, que apresenta o agora ex-candidato a vice como diretor da entidade.

Emanuel alegou, por nota, que a solicitação de retirada da candidatura a vice tem como principal objetivo "colaborar com a evolução do projeto do partido Patriota. Segundo o ex-postulante, os empreendedores próximos a ele sabem que a candidatura não estava no radar e acabou se consolidando por incentivo do grupo. "Como sabido, houve um pedido de impugnação à minha candidatura e, diante deste cenário, concluímos não enfrentar adversários dispostos a tudo para se manter no poder, razão pela qual não vamos nos dispor a gastar energias em embates judiciais, perdendo o verdadeiro foco que definimos para essa importante jornada."

Com a saída de Emanuel da chapa majoritária, Lobo encaminhou internamente a escolha do nome de Professor Roberto Silva (Patriota) para substituir o ex-companheiro, configuração confirmada por sua assessoria.  O novo vice estava até então como postulante por vaga na Câmara. No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já há informação atualizada de renúncia de Roberto da condição de candidato à vereança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;