Internacional Titulo
Comissária da ONU investiga violência no Oriente Médio
Do Diário do Grande ABC
09/11/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


A Comissária das Naçoes Unidas para os Direitos Humanos, Mary Robinson, começou a examinar nesta quinta-feira os fatos relativos às seis semanas de violência de rua entre israelenses e palestinos, apesar do boicote do chanceler de Israel.

Robinson chegou a Jerusalém depois que o organismo da ONU aprovou uma resoluçao acusando Israel de cometer sistemáticas violaçoes, graves e generalizadas, dos direitos humanos.

A resoluçao também acusa o Exército israelense de uso excessivo de força contra os palestinos.

Durante seis semanas de choques de rua, foram mortas 180 pessoas, em sua grande maioria palestinos.

Israel rejeitou a resoluçao da comissao, bem como as açoes palestinas, pedindo a formaçao de uma força internacional de proteçao.

O ministro das Relaçoes Exteriores israelense Shlomo Ben-Ami cancelou uma reuniao com Mary Robinson depois que a funcionária desmarcou um encontro com o líder opositor Ariel Sharon e o prefeito de Jerusalém, Ehud Olmert.

Os palestinos disseram que nao receberiam a comissária se ela se encontrasse com Sharon. Os palestinos afirmam que a visita desse líder direitista às áreas próximas à mesquita de Al Aqsa, no Monte do Templo, em Jerusalém, foi que detonou a violência das últimas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;