Internacional Titulo
Esposa de Liu Xiaobo confirma prisão domiciliar
Da AFP
11/10/2010 | 09:25
Compartilhar notícia


A esposa do dissidente chinês Liu Xiaobo, vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2010, confirmou que está em prisão domiciliar em Pequim, sem a possibilidade de ser contactada por telefone, em um mensagem escrita no Twitter.

"Meus amigos, estou de volta a casa. No dia 8 me colocaram em prisão domiciliar. Ignoro quando poderei ver alguém", afirma Liu Xia no texto publicado na noite de domingo no serviço de microblogs.

A prisão domiciliar de Liu Xia já havia sido anunciada no domingo pela organização americana de defesa dos direitos humanos Freedom Now.

"Meu telefone celular não funciona, não posso ligar nem receber chamadas", completou Liu na mensagem.

Ela também é vigiada por policiais de perto.

Liu Xia visitou o marido, que está em uma penitenciária do nordeste da China, para informá-lo sobre o Nobel da Paz, anunciado na sexta-feira.

A polícia impede que os jornalistas se aproximem da residência de Liu Xia em Pequim. Os oficiais controlam a entrada das pessoas e examinam as identidades de todos.

Liu Xiaobo, de 54 anos, cumpre uma sentença de 11 amos de prisão. Ele foi condenado por ter sido um dos autores da "Carta 08", um manifesto assinado por milhares de pessoas que pedia uma China democrática.

Segundo a ONG Human Rights in China, ele dedicou o prêmio às pessoas mortas na repressão do movimento democrático da Praça da Paz Celestial de Pequim, em 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;