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Intenção de compra do consumidor cresce 4,3%
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
22/10/2009 | 07:00
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O interesse do consumidor na aquisição de bens duráveis e semiduráveis para este fim de ano é o maior desde 1999, segundo levantamento realizado pelo Programa de Administração do Varejo, da FIA (Fundação Instituto de Administração). Em comparação com o quarto trimestre do ano passado, o índice mostra que 77% dos 500 entrevistados na cidade de São Paulo têm interesse em ir às compras, representando alta de 4,3%.

As férias e o Natal impulsionarão as vendas na categoria de cine e fotos, que totalizam 12,5% da intenção de compras entre outubro e dezembro. Em seguida, estão a linha branca (geladeira, fogão e lavadoras) com 6,5% e os materiais de construção, somando 5,3%. Na contramão, os automóveis e itens de informática registraram queda, de 3,2% e 3%, respectivamente.

O coordenador de pesquisas da FIA, Nuno Fouto, explica que o pico de vendas de veículos está passando, apesar dos recentes números de alta. "Quando verificamos o interesse em comprar a prazo, o carro foi uma exceção", diz.

O especialista avalia ainda que a crise não impactou na rotina dos brasileiros, especialmente aqueles com faixa salarial de R$ 1,4 mil.

Em relação a intenção de gasto, os eletrônicos apresentaram alta de 25,2%, frente ao quarto trimestre de 2008, Espera-se investimento de até R$ 1,5 mil nesta categoria. Novamente, a linha branca aparece em segundo lugar, seguido dos eletroportáteis.

Para o coordenador geral da FIA, Claudio Felisoni, os resultados da pesquisa indicam a manutenção da tendência de crescimento das vendas de varejo e uma novidade: a menor restrição do consumidor em relação a utilização do crédito em suas compras.

Dos 1,5 mil entrevistados que compram pela internet, principalmente internautas de São Paulo e Grande ABC, 85% declararam o interesse em adquirir itens pela rede neste fim de ano. A seção de brinquedos registrou impulso de 107% nas intenções em comparação ao terceiro trimestre, devido à sazonalidade natalina.




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