Turismo Titulo
Paraty sedia Festival da Pinga
Silvano Mendes
Da Redaçao
02/08/2000 | 19:52
Compartilhar notícia


Quem gosta de uma boa aguardente vai se sentir no paraíso ao visitar a cidade histórica de Paraty este mês. Isso porque o município do litoral fluminense vai sediar, entre os dias 18 e 20, o 18º Festival de Pinga, um dos eventos mais tradicionais da regiao.

Organizada pela Associaçao Comercial e Industrial de Paraty, a festa é composta por várias apresentaçoes folclóricas, além da exposiçao, degustaçao e venda de pinga de diversos tipos aos turistas. É possível encontrar desde a tradicional aguardente envelhecida até a caramelada, passando pelas mais incrementadas, como aquelas com banana, mel ou abacaxi.

Entre as atraçoes artísticas, opçoes também nao faltam. O festival será aberto oficialmente com a apresentaçao da Banda Musical Santa Cecília, no dia 18, às 20h. Em seguida haverá um show com os Cirandeiros e o Grupo de Danças Folclóricas Paratienses. A festa continua com a cantora Roberta do Recife e a banda Bicho-de-Pé.

No sábado, dia 19, o grupo de palhaços Abracadabra participa do evento, às 18h. As 21h se apresenta a banda Mandacaru e, às 22h, o cantor Dudu Nobre. Todasa as atraçoes, com exceçao dos cantores, se apresentam novamente no dia 20.

Tradiçao - Paraty é conhecida desde o século XVII por sua produçao de aguardente. Nesse período, os europeus descobriram que uma espécie de vinho feito com suco de cana - como era conhecida a bebida na época - estava sendo fabricada em terras brasileiras. Desde entao, a cidade tem se especializado cada vez mais no produto.

As dornas de carvalho e os alambiques de cobre se tornaram comuns na paisagem paratiense. A cidade já teve mais de 100 fabricantes de pinga nos tempos da colônia. Hoje, no entanto, apenas seis produtores perpetuam efetivamente a tradiçao. Sao eles: fazenda Murycana e engenhos Vamos Nessa, Itatinga, Coqueiro, Maré Alta e Corisco.

Mas é bom nao confundir as bebidas, pois o que Paraty fabrica é pinga, e nao cachaça. A pinga é aquela feita a partir do caldo de cana fermentado e destilado. O nome foi dado porque o líquido, após fervido e evaporado, pinga na bica do alambique. Já a cachaça é fabricada com a borda do melaço, composto pelas sobras da fabricaçao do açúcar.

Concurso - Aproveitando a onda do festival, Paraty também promove, de 8 a 12 deste mês, um concurso de drinques. O evento é aberto a qualquer participante com mais de 18 anos de idade e vai acontecer em alguns hotéis e pousadas da cidade.

A principal norma do concurso é que as receitas apresentadas têm de ser elaboradas com, pelo menos, 50% de pinga. Os drinques serao julgados por um júri popular, e a final da competiçao será na Pousada Pardieiro, no dia 12. O prêmio para o primeiro colocado é de R$ 500, e os outros cinco melhores colocados também serao premiados.

As inscriçoes para o concurso de drinques devem ser feitas no Centro de Informaçoes Turísticas até o dia 7 de agosto. O telefone para outras informaçoes sobre a competiçao é (0XX24) 371-1266.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;