Economia Titulo
Região atrai corretores da Bovespa
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/11/2006 | 22:38
Compartilhar notícia


Desmistificar os mercados financeiro e de capitais é uma das principais metas das corretoras que operam na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), para atrair investimentos de pessoas físicas. Com a atenção voltada para o Grande ABC, a corretora de títulos, câmbio e valores Ativa reuniu ontem, em Santo André, empresários da região para apresentar as vantagens desse tipo de investimento.

“O Brasil tem que ser auto-suficiente em poupança interna e, assim, fazer a economia crescer”, defende o consultor de investimento da corretora na região, Arnoldo Toranzo. Segundo ele, essa primeira palestra visa sentir as necessidades dos empresários do Grande ABC, além de apresentar a corretora, que atua há mais de 20 anos em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Para o gerente de produtos da Ativa, Gabriel Vidigal, a expectativa de atrair novos investidores da região é alta. “O potencial do Grande ABC é indiscutível, mas precisamos criar uma nova cultura entre os pequenos e médios empresários para desenvolver o hábito de investir em ações”, ressalta Vidigal.

Segundo o gerente da corretora, o atual perfil das pessoas físicas que atuam na bolsa são estudantes, aposentados e profissionais liberais, além dos funcionários de instituições financeiras, que são atraídos por já estarem inseridos no mercado. “De modo geral, 70% dos interessados são homens. Dos estudantes, a maioria faz faculdade nas áreas de economia, administração e contabilidade”, comenta.

Vantagens – Para o empresário, ainda hoje investir na Bolsa gera uma certa desconfiança, por se tratar de um investimento sem retorno garantido, ou seja, o investidor paga um risco para receber em longo prazo. No entanto, o quadro atual da economia brasileira tem favorecido as aplicações. “Os riscos diminuíram muito no Brasil por causa de vários fatores, entre eles, o alto fluxo de liquidez, o bom resultado da balança comercial e a queda da taxa de juros”, explica o gerente da Ativa.

Outra vantagem, é a garantia de proteção e integridade dos investimentos oferecida pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), que pertence à Bovespa. “O perigo de ter a ação custodiada não existe mais”, aponta o representante comercial da Ativa, Silvestre Costa.

Investimentos – Os tipos de investimentos são diversos e abrangem desde o perfil mais conservador, como as operações de termo e aluguel de ações, até o mais agressivo, como o lançamento de opções.

“O risco há em todas as operações. Porém, quanto maior o conhecimento sobre os mercados financeiro e de capitais, menores são as perdas. Recomendo que o investidor leia muito para se manter informado”, aconselha o gerente de produtos da Ativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;