Nacional Titulo
Estudo aponta que cincuncisão reduz risco de infecção de HIV
26/07/2005 | 23:44
Compartilhar notícia


Um estudo desenvolvido na África do Sul, com 3.274 homens em idade entre 18 e 24 anos, revelou que a circuncisão reduz, consideravelmente, os riscos de infecção por HIV. O efeito de proteção da cirurgia, que retira a pele que envolve a cabeça do pênis, foi de 65%, um dado promissor, que pode indicar o surgimento de um método complementar de proteção. Para que isso ocorra, porém, é necessário ainda que testes adicionais aplicados em outros grupos e em regiões e contextos culturais diversos confirmem os resultados encontrados.

A pesquisa, apresentada nesta terça-feira durante a 3ªConferência em Patogênese e Tratamento do HIV, gerou um intenso debate entre os pesquisadores, que se mostraram animados com o resultado, mas cautelosos, destacando a necessidade de outros estudos e alertando para eventuais problemas que possam surgir com o novo método, como o relaxamento no uso de outras formas de prevenção, entre eles, o preservativo.

Realizado entre 2002 e 2005, o estudo, o primeiro já realizado no mundo, recrutou os voluntários em uma área urbana da província de Gauteng, uma das menores províncias da África do Sul onde a taxa de prevalência por HIV é alta, atingindo 32% da população. Um grupo foi circuncidado e outro, de controle, permaneceu sem a cirurgia. Em três ocasiões, durante 21 meses, os participantes, todos sexualmente ativos e heterossexuais, passaram por testes para HIV, responderam questionários sobre o comportamento sexual mantido e foram aconselhados sobre maneiras de evitar doenças sexualmente transmissíveis, em particular, a Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;