Nacional Titulo
Vereadores discutem instalaçao de nova CPI contra Pitta
Do Diário do Grande ABC
11/03/2000 | 15:17
Compartilhar notícia


As bancadas de oposiçao na Câmara Municipal devem encaminhar, na próxima semana, pedido para a abertura de uma nova Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias feitas pela primeira-dama do município, Nicéia Pitta. Os líderes dos partidos de oposiçao reuniram-se neste sábado na Câmara e decidiram uma série de questoes que serao discutidas pelas bancadas. Além da CPI, os parlamentares devem solicitar o impeachment do prefeito Celso Pitta (PTN), o afastamento do vereador Armando Mellao (PMDB) da presidência da Casa e uma audiência no Ministério Público Estadual (MPE).

Apenas o Partido dos Trabalhadores já definiu sua posiçao diante das acusaçoes. "As revelaçoes da primeira-dama sao consistentes e vao de encontro às denúncias que estamos fazendo na Câmara faz tempo", disse o líder do PT, José Eduardo Martins Cardozo (PT). Ele citou como exemplo possíveis irregularidades na compra de remédios para a Prefeitura.

Segundo Cardozo, será discutido o eventual afastamento de todos os vereadores acusados por Nicéia durante as investigaçoes. "Como sao muitos, temos de analisar se é possível convocar os suplentes", disse. Neste domingo, o partido realizará um ato de protesto no Parque do Ibirapuera, às 10 horas.

O clima foi tenso na Câmara durante toda a manha de sábado. A vereadora Myryam Athiê (PMDB), discutiu com Dalton Silvano (PSDB) após ouvir no rádio uma entrevista em que o vereador tucano afirmou que nao acharia conveniente vereadores da bancada governista participarem de uma nova CPI. "A oposiçao tem de medir as palavras", disse Myryam, que chegou irritada ao Palácio Anchieta. "Eu nao faço parte dessa máfia e quero saber se a primeira-dama disse tudo aquilo na posiçao de vítima ou cúmplice", completou.

O vereador Salim Curiati Júnior (PPB) também chegou nervoso à Câmara. Ele rebateu as acusaçoes de que também teria recebido dinheiro de suborno, mesmo votando com a oposiçao. "Tenho orgulho de ter me rebelado contra um sistema podre e corrupto", disse Curiati. "É preciso entender que todo esse esquema envolve mais do que corrupçao de fiscais", completou o pepebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;