Nacional Titulo
Turista que for para regiao endêmica deve se vacinar
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 16:32
Compartilhar notícia


O turista que passar o carnaval na regioes Norte, Centro-Oeste e ao Estado do Maranhao deverao se vacinar contra a febre amarela, apesar de a vacina só começar a surtir efeito depois de dez dias.

A Fundaçao Nacional de Saúde (Funasa) alertou que as regioes sao endêmicas e o contato com as florestas pode representar perigo, já que a febre amarela é transmitida na forma silvestre pelo mosquito Haemagogus.

A vacina tem validade de dez anos e está disponível nos postos de saúde, aeroportos e rodoviárias.

Diversas pessoas que passaram as festas de Ano Novo na regiao do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), contraíram a doença e algumas morreram.

Segundo a Funasa, o Estado de Goiás originou 15 casos da doença, dos 17 notificados e confirmados de janeiro até 16 de fevereiro. Os outros dois casos ocorreram no Mato Grosso e Tocantins. Em dezembro, foram confirmados outros 17 casos, nove em Tocantis e oito em Goiás.

No ano passado, a fundaçao vacinou 13,6 milhoes de pessoas e até o início de fevereiro outros 5,7 milhoes tinham sido imunizados.

Morte - O estudante Alysson Neres, 19 anos, esteve em Alto Paraíso, contraiu o vírus da febre amarela e morreu em Brasília dias após ser internado. A irma dele, Márcia, foi infectada mas sobreviveu. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal contabiliza quatro mortes.

Do início do ano até agora, o DF notificou 54 casos suspeitos da doença, todos oriundos na regiao de Goiânia, Desses, 15 foram confirmados, 19 estao sob investigaçao e outros 20 foram descartados.

A febre amarela é causada por um vírus potente e, se nao tratada, pode matar em uma semana. Os sintomas mais comuns da doença: febre, calafrios, dores de cabeça e nas articulaçoes, prostaçao, náuseas e vômitos. A doença compromete o fígado e rins, além de causar hemorragias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;