Política Titulo Foco
Regina assume articulação e já mira partidos

Três siglas estão no foco de Regina para engordar
pré-candidatura de Lauro Michels: PR, PPS e PCdoB

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:12
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A deputada estadual Regina Gonçalves (PV) assegurou que não encabeçará a chapa do PV à Prefeitura de Diadema. Mas participará ativamente do projeto, hoje com o vereador Lauro Michels (PV). A parlamentar será a principal coordenadora da campanha verde e, nos bastidores, já costura tirar legendas que atualmente orbitam em torno do plano de reeleição do prefeito Mário Reali (PT).

Três siglas estão na mira de Regina para engordar a pré-candidatura de Michels: PR, PPS e PCdoB. As conversas têm sido travadas diretamente com as cúpulas estaduais dos partidos, já que os diretórios municipais estão praticamente fechados com Reali.

O PR organizou estrutura semelhante à que fortaleceu o PSC em 2008, quando a legenda, além de emplacar Gilson Menezes (hoje no PSB) como vice, elegeu dois vereadores na coligação: Talabi Fahel (que migrou para o PR) e Edmilson Cruz (atualmente no PMDB). O PPS, que tem o vereador João Pedro Merenda como principal quadro, e PCdoB, do presidente da Câmara, Laércio Soares, são consideradas legendas bem montadas em Diadema e que tirariam votos importantes para a reeleição de Reali.

Desde o mês passado, quando as conversas para a montagem eleitoral se intensificaram, Regina tem negociado a possibilidade de vinda de ao menos uma dessas siglas. Falou diretamente com a presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, com o coordenador regional do PPS, deputado estadual Alex Manente, e com André do Prado, único deputado estadual do PR.

"Fiquei sabendo desta conversa dela (Regina) com a Nádia. Mas a presidente estadual garantiu autonomia aos diretórios municipais. Acredita no que estamos fazendo em Diadema. E, hoje, o PCdoB está integrado à campanha de reeleição do Mário", avaliou Laércio, que o PV credita como vice ideal para Michels.

Regina despistou sobre os partidos que tenta trazer para a pré-candidatura verde. "A articulação política vai ser feita por mim e o papel é meu. O jogo começa agora."

PRIMEIROS GANHOS

Estagnada desde seu anúncio oficial, no fim do ano passado, a campanha do PV está perto de aglutinar quatro novos quadros. PSDC, PSC, PSD e PHS informaram que estão próximos de fechar com o PV. O martelo pode ser batido ainda nesta semana.

A avaliação desses partidos é que, com o PV, há maior possibilidade de emplacar um vereador da denominada frente de nanicos. Além disso, há chances até de indicar um vice.

Outra sigla que pode chegar ao projeto verde é o PTB, que sustenta a pré-candidatura de Silvana Guarnieri, diretora regional do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Apesar de dirigentes estaduais petebistas afirmarem que a conversa esfriou, principalmente por desdém de Michels, as tratativas ainda são mantidas entre Regina e o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;