Política Titulo DUAS SECRETARIAS
Allan deixa Pasta de Saúde até fim de junho

Prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi admite que secretário está sobrecarregado e procura nomes para subtituí-lo

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


Allan Frazzatti está com os dias contados no comando da Secretaria de Saúde em Ribeirão. O prefeito Clóvis Volpi (PV) já avisou que até o fim de junho a Pasta terá um novo líder.

A principal preocupação do verde é a sobrecarga sobre Allan, que acumula a Pasta de Assuntos Jurídicos. A análise é que o secretário não conseguirá dar conta das demandas provenientes de dois setores por muito tempo. "Os problemas são muitos. Chego cedo e saio muito tarde. São dois pontos críticos. É muito desgaste", admitiu Allan.

O integrante do primeiro escalão assumiu a Saúde em fevereiro, quando Jorge Mitidiero foi exonerado pela administração. Por ser advogado, Allan conduziu a auditoria que constatou diversas irregularidades nos contratos da secretaria. O processo foi responsável pela queda do ex-secretário. "Era para ficar dez dias, depois passou para 30 e agora já ultrapassou os 100", afirmou Allan, que ocupa a pasta de Assuntos Jurídicos desde o primeiro mandato de Volpi.

O advogado ficaria no posto interinamente até finalizar o processo de apuração nos convênios firmados com o terceiro setor nos últimos anos. O foco das investigações foi analisar as prestações de contas das OSS (organizações sociais de saúde) que gerenciaram os equipamentos municipais de Saúde.

A apuração resultou em duas ações civis públicas contra o Instituto Illuminatus e a OSSPUB, organização que ainda presta serviços ao Executivo sob força de liminar. "Todo trabalho de auditoria originou as ações", considerou.

O dossiê montado sobre a terceirização do serviço municipal de Saúde será entregue ao novo secretário para nortear os próximos trabalhos. "Vamos continuar ajudando, quem pegar a secretaria assumirá num momento de transição e o jurídico estará lá para dar todo apoio necessário", declarou Allan.

Até julho, o Executivo irá retomar o comando do Hospital e Maternidade São Lucas, Residênicas Terapêuticas e as UBSs (unidades básicas de Saúde). Desde 2005, a administração entrou o sistema municipal nas mãos de ONGs (organizações não-governamentais).

O Executivo foi alvo de diversos processos por contratos com as entidades. No ano passado, o prefeito e Mitidiero tiveram seus bens bloqueados pela Justiça pelo contrato com o Instituto Acqua.

 

PESSOA IDEAL

Volpi deixou claro que procura um perfil de gestor para a Pasta de Saúde. A Prefeitura abriu concurso público para contratar médicos e encerrar em definitivo o contrato com o terceiro setor. Os profissionais já realizaram as provas e começaram a ser chamados nesta semana. O verde foi enfático ao dizer que Allan deixa o comando do posto assim que o acordo com a OSSPUB for encerrado e a retomada da gerência na Saúde for finalizada.

Na visão do chefe do Executivo, o escolhido para ocupar a vaga precisa ter boa noção de administração e tratamento com funcionários. "Ainda não temos nomes cotados. Estamos buscando alguém neste perfil", garantiu. Especula-se que o diretor da Secretaria de Saúde, Wagner Ciongole, possa assumir o setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;