Esportes Titulo
Corinthians enfrenta o Botafogo pela Copa Sul-Americana
Do Diário OnLine
21/08/2007 | 21:27
Compartilhar notícia


Esquecer o 'mercado', o vai e vem de jogadores e manter o bom momento. Com esses pensamentos, o Corinthians enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Maracanã (RJ), pelo jogo de ida da fase brasileira da Copa Sul-Americana – segundo principal torneio do continente, atrás somente da 'cobiçada' Copa Libertadores da América.

Nas três últimas partidas do Campeonato Brasileiro, o Timão obteve duas vitórias e um empate, o que devolveu ao torcedor alvinegro o sonho de buscar, pelo menos, uma vaga na Libertadores. No entanto, o time do Parque São Jorge vive problemas extra campo que podem influenciar no rendimento do temo dentro das quatro linhas, como a saída de Nilmar e as transferências de William e Eduardo Ratinho.

Se não bastassem essas ausências, o Corinthians não contará com dois importantes jogadores: Ricardinho e Vampeta – este último responsável direto pela boa fase do clube e a volta da 'irreverência' ao esporte 'bretão'. Os dois serão poupados pelo técnico Paulo César Carpegiani, que optou por apostar no poder de marcação de Bruno Octávio e Carlos Alberto.

Gustavo Nery continua no meio-campo como principal articular das jogadas. No ataque, as apostas estão todas no faro de gol do experiente Finazzi, que balançou as redes três vezes nos últimos três jogos. No entanto, ao contrário do que vinha acontecendo nos jogos anteriores, ele terá como seu companheiro de frente o jovem e veloz Everton Santos, que recuperou a posição de titular em virtude do jovem Arce estar servindo a seleção da Bolívia.

"Quero ganhar tudo. E acredito que dá. Vou levar o que tenho de melhor no Corinthians. Não há porque abrir mão da Sul-Americana. O time vai entrar para conquistar a competição", afirmou o técnico Paulo César Carpegiani, ao falar sobre o motivo que o levou a viajar com força máxima para o Rio de Janeiro.

Botafogo – O Fogão, por sua vez, tenta recuperar a boa fase do início do Campeonato Brasileiro. O time, que foi líder isolado e agora ocupa a quarta colocação do certame com 34 pontos, não sabe o que é vitória há cinco rodadas. Para o técnico Cuca, a situação é normal, no entanto, uma vitória na Sul-Americana sobre o Corinthians poderá levar o time a navegar em águas mais calmas.

E pensando nessa vitória, Cuca não evitou poupar ao máximo seus principais jogadores. A grande novidade será a estréia do lateral-esquerdo Athirson, contratado no fim de julho junto ao Bayer Leverkusen (ALE). No esquema 3-5-2, ele atuará como ala-esquerdo e com a missão de, em muitas jogadas, fazer o papel de ponta-esquerda. Quem também marcará presença é Reinaldo, que jogará no lugar do 'matador' Dodô, ao lado de André Lima.

Além de Dodô, o Botafogo não poderá contar com Alessandro, Leandro Guerreiro, Diguinho e Adriano Felício.

Histórico – Desde que foi criada a Copa Sul-Americana em 2002, nenhum clube brasileiro foi campeão. O Botafogo participou de apenas uma edição – 2006 – e acabou eliminado logo na fase de classificação. O Timão, por sua vez, tem mais experiência neste torneio internacional com quatro participações. No entanto, em todas elas ele não conseguiu ir além de uma quartas-de-final em 2005.

Ficha Técnica

Botafogo: Max; Alex (Renato Silva), Juninho e Luciano Almeida; Joilson, Túlio, Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Athirson; Reinaldo e André Lima
Técnico: Cuca

Corinthians: Felipe; Edson, Fábio Ferreira, Zelão e Wellington; Bruno Octávio, Carlos Alberto, Rosinei e Gustavo Nery; Finazzi e Everton Santos
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa / RS)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;