Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Lair da Apae tenta uma cadeira na Câmara Federal


Flávia Braz
Especial para o Diário

26/08/2006 | 00:01


O histórico de derrotas frentes às urnas não é um problema para a candidata a deputada federal Lair Moura Sala Malavila, a Lair da Apae (PPS-Ribeirão Pires), que concorre ao cargo pela terceira vez consecutiva.

Apesar da votação inexpressiva que alcançou no último pleito – em 2002 ela recebeu 0,35% dos votos –, e do fracasso nas eleições municipais de 2004, em que disputou o Executivo de Ribeirão como vice na chapa de Valdírio Prisco (que já foi prefeito na cidade), a aspirante à Câmara dos Deputados acredita que a visibilidade que conquistou nos últimos anos poderá levá-la à Brasília.

Presidente licenciada da Apraespi (antiga Apae - Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Ribeirão), Lair afirma que, se eleita, seus focos prioritários serão Saúde e Educação. Mesmo longe do cenário político, ela se considera a principal responsável pela aprovação de uma proposta junto ao governo do estado. “O ensino fundamental é obrigatório, mas não inclui crianças com deficiência. Depois da alteração da lei, ficou assegurado que o Estado faria parceria com a escola filantrópica.”

A matéria, que a candidata afirma ser de sua autoria, foi encaminhada ao então governador Geraldo Alckmin (PSDB), correligionário de Lair à época. “Consegui mesmo sem ser deputada”, vangloria-se.

Meta – Se chegar à Câmara, Lair almeja implantar um programa direcionado aos excepcionais. “Minha meta é reduzir a incidência de deficiência. Há diversas doenças que podem ser evitadas com ações bastante simples, como o acompanhamento do pré-natal”, diz. Para a candidata, o controle deve ocorrer em âmbito municipal. “Cada cidade deveria ter uma comissão interna de prevenção de deficiência que acompanhasse a gestante e mesmo a criança, pelo menos até os cinco anos.”

O discurso de Lair da Apae, no entanto, não apresenta variáveis. Mesmo quando o foco é o Grande ABC,  fala e propostas permanecem em lugar comum: a Saúde. “Saúde engloba tudo. O saneamento básico, por exemplo, deixa muito a desejar na região e está ligado à Saúde”, aponta de forma redundante.

Apesar de admitir que grande parte de seus eleitores concentram-se no interior, Lair garante que, se eleita, destinará recursos para a região. “Fora as emendas orçamentárias, é importante que o deputado faça leis que beneficiem diversos estados. Quando você faz uma lei, ela é para todos. Isso não impede que a gente atenda as demandas pontuais”, completa a pleiteante.
(Supervisão de Lola Nicolás)



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;