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Varejo prevê melhor Dia da Criança em seis anos
29/09/2010 | 07:26
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O otimismo do varejo em relação às vendas para o próximo Dia da Criança, comemorado no dia 12, é o maior dos últimos seis anos, segundo pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian - empresa de análise de crédito. O levantamento apurou que 57% dos entrevistados dizem acreditar no aumento do faturamento em comparação com o ano passado - quando 49% dos empresários previam crescimento sobre 2008.

Considerando todas as datas comemorativas do varejo em 2010, o Dia das Crianças apresenta a terceira maior parcela de empresários otimistas (57%), ficando atrás do Dia das Mães (60%) e da Páscoa (58%).

Os varejistas estimam que 65% das vendas serão de brinquedos, seguido por jogos eletrônicos (10%), celular (7%), aparelhos eletrônicos (5%), computadores e impressoras (4%), roupas, sapatos e acessórios (3%), chocolates e doces (2%) e DVDs, CDs e livros (1%).

No Dia das Crianças 2009, 68% das vendas foram de brinquedos; 11% jogos eletrônicos; 9% celular; 6% roupas, sapatos e acessórios; 3% aparelhos eletrônicos; 1% computadores e impressoras; 1% Chocolates e Doces; DVDs, CDs e livros 1%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o otimismo é maior entre as grandes redes varejistas, com 76% dos empresários confiantes no aumento das vendas neste ano, enquanto entre as médias e nas pequenas companhias os percentuais são, respectivamente, de 66% e 54%.

Na análise regional, os comerciantes da região Nordeste do País lideram o ranking de otimismo, com 72% prevendo alta nas vendas em relação ao ano passado, seguido pelo Norte (61%), Centro-Oeste (56%), Sudeste (55%) e Sul (50%).

TERMÔMETRO
"Como o Dia da Criança é o termômetro para o Natal, pode-se prever que teremos um bom fim de ano para o varejo", afirma a Serasa Experian.

A pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia da Criança 2010 foi realizada entre 8 e 15 de setembro, com 1.007 executivos do setor do comércio de todo o País.

Parcelamentos serão ponto alto nas vendas
O varejo deve apostar nas promoções e vendas parceladas com alongamento dos prazos para as compras do Dia da Criança. De acordo com a pesquisa Serasa Experian de perspectiva empresarial para o Dia das Crianças, os comerciantes acreditam que 51% dos consumidores têm a intenção de comprar a prazo neste ano, ante os 48% de 2009.

A pesquisa indicou que 39% das vendas serão pagas em dinheiro, 24% em cartão de crédito, 18% com o cartão de débito automático,17% em cheque, 2% em cartão da própria loja e 1% com outras formas de pagamento. Segundo os entrevistados, a tendência é de que os pagamentos parcelados sejam feitos no cartão de crédito (44%), no cheque pré-datado (31%), financiamento ou crediário (17%), cartão de débito parcelado (5%) e cartão da própria loja (2%).

Para o Dia das Crianças 2010, o varejo está preparando as promoções baseado, principalmente, no parcelamento dos presentes. Como há maior endividamento e inadimplência em alta, o alongamento de prazos será alternativa para reduzir o valor das prestações e alavancar vendas. O menor desemprego e a renda em crescimento são fatores determinantes para viabilizar os financiamentos. (Da ABr)




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