Política Titulo
PT deve conseguir ampla maioria na Câmara dos Deputados
Do Diário OnLine
08/10/2002 | 15:01
Compartilhar notícia


O PT conseguiu ampliar significativamente sua bancada na Câmara dos Deputados com as eleições deste ano, conseguindo a maioria das cadeiras na Casa. Ao mesmo tempo, PFL, PSDB e PMDB elegeram grande número de deputados, o que tornará difícil a governabilidade para qualquer que seja o presidente eleito no segundo turno.

Como a apuração das eleições ainda não foi totalizada em parte do país, um estudo feito pela Akro Advice e divulgado pela Rede Globo aponta que a bancada petista deve passar de 58 deputados para 94 — a maior da Casa. O PFL, por sua vez, deve ter o número de deputados reduzido de 98 para 86. Já a base tucana deve cair de 94 para 75 deputados, assim como a do PMDB, que deve ser reduzida de 87 para 74 cadeiras. Ao mesmo tempo, o PPB terá 49 deputados, quatro a menos.

A condição de maioria petista daria chance ao partido de disputar a presidência da Câmara. O presidente nacional da legenda, José Dirceu, seria o mais cotado para a disputa.

Além do PT, a ala oposicionista também cresceu. O número de deputados do PL deve subir de 22 para 26 enquanto que a base do PSB deve passar de 16 para 20. O PDT, por sua vez, deve ter a base ampliada de 16 para 19 deputados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;