Internacional Titulo
Blix espera resposta iraquiana quanto a mísseis
Do Diário OnLine
Com AFP
25/02/2003 | 15:59
Compartilhar notícia


O chefe dos inspetores da ONU Hans Blix afirmou nesta terça-feira que continua esperando que o Iraque responda à sua ordem de destruir seus mísseis proibidos.

Blix enviou uma carta ao general Amir Al Saadi, assessor do presidente iraquiano, exigindo que Bagdá comece a destruir antes do próximo sábado seus mísseis Al Samud 2, sob a supervisão dos inspetores da UNMOVIC.

Em Bagdá, al-Saadi disse nesta terça aos jornalistas que a carta de Blix "ainda está sendo estudada".

Blix disse nesta terça que o Iraque relatou aos inspetores de armas ter descoberto documentos manuscritos relacionados à destruição de armas ilícitas em 1991. O país de Saddam também teria informações sobre a descoberta de uma bomba R-400 contendo líquido.

O inspetor-chefe descreveu as revelações como "positivas e que precisam ser mais investigadas". Ela foram apresentadas nos últimos três dias, em uma série de seis cartas enviadas à Comissão das Nações Unidas para o Monitoramento, Vigilância e Inspeção (Unmovic) de armas.

Bush - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, crê que há uma "mínima possibilidade" de que a pressão internacional leve o líder iraquiano Saddam Hussein a desarmar seu país pacificamente, segundo declarou esta terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

"O presidente não abandona a esperança de que isto possa ser resolvido pacificamente, caso Saddam Hussein se senta sob suficiente pressão internacional para entender a situação", disse o porta-voz.

Fleischer reiterou que se as Nações Unidas não chegarem a um acordo para fazer Hussein se desarmar, "uma coalizão de países voluntários o fará".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;