Economia Titulo
Combustível eleva inflação nas cidades do Grande ABC
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
06/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O consumidor do Grande ABC gastou um pouco mais com itens de transporte, habitação, despesas pessoais e vestuário em outubro. A inflação mensurada mês a mês pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) registrou alta de 0,36%, ante elevação de 0,27% em setembro.

Segundo Lúcio Flávio Dantas, assistente de coordenação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) - USCS, o aumento do álcool (de 3,01% em setembro para 15,8% em outubro) e da gasolina (de 0,11% para 1,24%) foram os principais responsáveis pelo crescimento da inflação na região. O setor de transportes, do qual fazem parte, apresentou alta de 0,14% para 0,92%.

Na seqüência, os preços ficaram mais elevados no segmento de habitação (de 0,22% para 0,63%), puxado principalmente pelo reajuste de tarifas públicas, como água e esgoto, passando de 1,04% para 9,03%. O custo do aluguel, por outro lado, manteve-se praticamente estável (de 0,43% para 0,39%).

Quanto ao setor de despesas pessoais, com alta de 0,06% para 0,42%, Dantas afirma que foi reflexo do encarecimento dos combustíveis. "Nesta categoria se enquadra o consumo de álcool e gasolina para passeios. Quando o uso é feito para trabalhar, o impacto se dá nos transportes."

Considerando os vestuários, a elevação não foi tão expressiva quanto se esperava por conta da temperatura, ficando em 0,27%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;