Esportes Titulo F-1
Punição a Lewis Hamilton dá
pole position a Pastor Maldonado

Venezuelano herda primeira posição histórica em Montmeló,
na Espanha, com punição ao inglês, que agora larga em último

Fabrício Presilli
Especial para o Diário
12/05/2012 | 16:20
Compartilhar notícia


O treino no circuito espanhol de Montmeló acabou com Hamilton confirmando sua terceira pole position na temporada. Mas revisão da Federação Internacional de Automobilismo, horas depois do classificatório, neste sábado, mandou o inglês para a última posição no grid. De acordo com a entidade, o piloto da McLaren foi excluído do treino por não ter encerrado a sessão com combustível suficiente - pelo menos um litro - no tanque para análise.

Na pista, Hamilton dominou treino que também teve como personagem piloto que não costuma figurar entre os líderes, Pastor Maldonado. O inglês foi o único com o tempo abaixo de 1min22seg, fechando o classificatório quando o cronômetro estava zerado.

Com a inédita primeira posição conseguida depois da punição, Maldonado quebrou jejum na Williams que já durava mais de um ano. A última pole da equipe inglesa havia sido com Nico Hulkenberg, no Grande Prêmio do Brasil de 2010.

A decisão da FIA fez todos os pilotos subirem uma posição no grid. O terceiro colocado no treino, Fernando Alonso, subiu para a primeira fila, sua melhor posição de largada no ano, seguido da dupla da Lotus: Romain Grosjean, em terceiro lugar, e Kimi Raikkönen, em quarto. Sergio Perez, da Sauber, ficou com o quinto e Nico Rosberg, da Mercedes, foi o sexto. Sebastian Vettel, da Red Bull, Michael Schumacher, da Mercedes, e Kamui Kobayashi, da Sauber, também chegaram ao Q3, mas não completaram volta na última parte do classificatório. Os brasileiros decepcionaram e não participaram da última parte do treino em Montmeló.
Pastor teve rendimento discreto ao longo do fim de semana em Barcelona, mas tudo mudou na sessão classificatória. Depois de passar sem problemas pelo Q1, o venezuelano foi o mais rápido do Q2, anotando a marca de 1min22s105.

O venezuelano da Williams herdou a pole em um circuito onde o melhor classificado do treino venceu a prova em dez das últimas 11 provas disputadas. 

Felipe Massa e Bruno Senna decepcionam

Felipe Massa e Bruno Senna voltaram a decepcionar no treino em Montmeló. Eles ficaram na parte de trás do grid e viram os companheiros na primeira fila para o GP da Espanha.

Senna foi eliminado ainda na primeira parte da atividade. Ele foi superado pela dupla da Toro Rosso no fim do Q1. Depois de erro quando os pneus ainda estavam bons, o brasileiro perdeu a traseira do carro e rodou, parando na caixa de brita com o cronômetro zerado - ficou em 18º lugar, mas subiu uma posição com a punição a Lewis Hamilton.

A segunda parte do treino marcou a eliminação do outro brasileiro, Felipe Massa. O piloto da Ferrari chegou a figurar na décima posição do Q2 com volta em 1min23s444, mas foi atrapalhado pelo tráfego na pista e superado pelos adversários nos minutos finais, terminando em 17º - 16º após a punição a Hamilton -, com o pior tempo desta parte do treino. 

Além do ferrarista, Jenson Button, da McLaren, e Mark Webber, da Red Bull, decepcionaram e ficaram de fora da superpole, também sendo superados por seus compenheiros de equipe. Eles largarão, respectivamente, na décimaª e 11ª posições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;