Economia Titulo
Empresas do ABC recrutam estagiários
Do Diário do Grande ABC
16/08/2003 | 17:32
Compartilhar notícia


Parte das grandes empresas da região deram início na última semana às inscrições para os programas de estágio. Para os estudantes, é a chance de vivenciar a velha história: aprender na prática o que se viu nos bancos universitários. Para a empresa, é a oportunidade de investir na formação de um profissional que atenda perfeitamente suas necessidades e conheça as rotinas e a filosofia de trabalho. É assim que os programas de estágio tornam-se lucrativos para as duas partes.

“O estágio é a melhor maneira de uma empresa formar seu quadro de funcionários. É um investimento produtivo da companhia, pois ela pega um profissional em formação, sem vícios de mercado, e pode moldá-lo de acordo com sua filosofia. Cria um profissional com raízes na empresa”, disse Márcio Benatti, supervisor de relações externas do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) de São Bernardo.

De acordo com Benatti, o que mudou muito no Grande ABC é que antes conseguia-se mais colocações na indústria, e hoje o setor de serviços é quem contrata estagiários. Nos últimos cinco anos, o mercado para estágios na indústria diminuiu cerca de 40%, enquanto na área de serviços cresceu 40%. Outro ponto é que, apesar do desemprego, do corte de funcionários e da terceirização, as empresas ainda procuram profissionais para fazer carreira.

A Rhodia tem disponíveis 70 vagas de estágio. Estudantes que estarão, em 2004, no penúltimo e último anos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Marketing, Psicologia e Química podem se inscrever até o dia 29 no site da empresa (www.rhodia.com.br). Os interessados devem saber inglês avançado e conhecimentos de informática. O processo de seleção será feito de setembro a dezembro e os escolhidos serão distribuídos nas unidades da Rhodia de Santo André, São Bernardo, Paulínia e Jacareí, de acordo com a área de trabalho. Já foram entregues 11 mil inscrições e a expectativa é chegar a 16 mil.

“Vamos selecionar estudantes com iniciativa e com orientação para resultados, ou seja, pessoas motivadas, que pedem ajuda, se movimentam para atingir seus objetivos”, explicou Edmar Pedrosa, gerente de Recursos Humanos da Rhodia e responsável pelo programa de estagiários e trainees. Segundo Pedrosa, o programa de estágio fornece as pessoas que serão trainees e podem, assim, formar uma carreira.

A DaimlerChrysler abriu na última sexta-feira as inscrições para o programa de estágio 2004, também para universitários que estarão cursando o penúltimo e último ano da faculdade no ano que vem. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro no site da empresa (www.daimlerchrysler.com.br) por alunos dos cursos de engenharia, administração, direito, propaganda e marketing, secretariado e comércio exterior. Os interessados vão disputar 110 vagas disponíveis na unidade de São Bernardo nas áreas de desenvolvimento de produtos, recursos humanos, marketing, comunicação, investimentos, controlling (finanças), compras, materiais, importação e exportação e áreas técnicas de produção, projetos, logística, qualidade e meio ambiente. É necessário ter fluência nos idiomas inglês ou alemão e ter conhecimentos de informática.

“Os estagiários fazem parte da renovação do nosso quadro de pessoal. A nossa intenção é que eles fiquem na empresa e a gente consiga novos talentos”, explicou Carlos Ferreira Manaia, supervisor de recursos humanos.

Colaborou Daniela Mian




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;