Economia Titulo
FGV divulga nesta segunda novo índice de inflação
Da Agência Brasil
03/02/2003 | 14:57
Compartilhar notícia


O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, divulga nesta segunda-feira, a partir das 21h, em seu programa Conjuntura Econômica, o novo índice de preços da entidade: o IPC-S, Índice de Preços ao Consumidor Semanal.

O coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros que este será o único índice com freqüência de divulgação semanal e abrangência em 12 capitais brasileiras (Rio de Janeiro,São Paulo, Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Salvador, Goiania, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Curitiba e Brasília).

Quadros indicou que a vantagem do IPC-S sobre os demais índices de varejo apurados pela FGV (IPC-DI,IPC-M e IPC 10) é que ele, por ser mais freqüente, permitirá um acompanhamento mais rápido do que acontece com a inflação. Ou seja, o IPC-S fará o monitoramento mais de perto da evolução da inflação através de um contato mais constante, na medida em que irá encurtar o prazo de fechamento dos dados.

A freqüência de divulgação é o grande diferencial em relação aos demais índices ao consumidor da entidade, sem que haja contudo perda em termos de qualidade de aferição, destacou Quadros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;