Internacional Titulo
Exército israelense reforça segurança nas colônias
Do Diário do Grande ABC
04/07/2000 | 17:51
Compartilhar notícia


O chefe do Estado Maior do exército israelense, general Shaul Mofaz, disse nesta terça aos representantes dos colonos judeus que o exército os continuará protegendo, em caso de ataques por parte dos palestinos.

A medida está sendo interpretada como uma conseqüência da declaraçao de segunda-feira sobre a proclamaçao de um estado palestino, em setembro - o exército israelense teme que a decisao venha acompanhada de uma onda de violência, pelo que tomou a dianteira: o reforço do dispositivo de segurança nas colônias da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

"Espero que nao haja violência. Mas se tivermos que defender os cidadaos israelenses (na Cisjordânia e na Faixa de Gaza), nós o faremos da melhor forma possível", declarou Mofaz à imprensa, ao final de uma reuniao em Jerusalém com o Conselho de assentamentos judeus da Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Segundo um porta-voz militar, o general Mofaz conversou com os líderes dos colonos sobre as implicaçoes de um eventual acordo permanente com os palestinos que levaria ao desmantelamento de algumas colônias e isolaria outras. Mofaz prometeu a eles reforçar seu armamento pondo à disposiçao de suas unidades territoriais armas e metralhadoras, segundo o segundo canal da TV israelense.

O primeiro-ministro israelense Ehud Barak informou que entendia, como parte de um acordo com os palestinos, manter sob soberania israelense a maioria dos 180.000 colonos judeus reagrupados em blocos de assentamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;