Esportes Titulo
Azulão encara decisão antecipada
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
09/03/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Está certo que ainda restam oito jogos para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, mas o São Caetano encara o jogo de hoje, contra o Botafogo, às 17h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, como divisor de águas entre a classificação e o rebaixamento. Se vencer, o Azulão, atual 13º colocado (12 pontos), encosta no G-8, que tem o Americana em oitavo, com 16. Entretanto, com a derrota, o time seria ultrapassado pelo próprio Botafogo (15º, com dez) e ficaria ameaçado pela degola.

Além da pressão pelo resultado, o Azulão luta contra o péssimo aproveitamento do ataque, o pior da competição ao lado do Santo André, com apenas oito gols em onze partidas (média de 0,72 gol por jogo). Para mudar isso, o técnico Ademir Fonseca promete formação mais ofensiva, com o atacante Eduardo escalado no lugar do meia Luciano Mandi, fazendo companhia a Vandinho no ataque.

"Conseguimos consistência defensiva e acho que agora é hora de liberarmos um pouco mais o time para melhorar a chegada ao gol adversário. Creio que com dois homens à frente criaremos mais opções e teremos mais regularidade na hora de atacar", projeta o treinador.

A outra mudança no time acontece devido ao terceiro cartão amarelo recebido pelo volante Erandir, contra o São Paulo. Sem condições de atuar, ele será substituído por Augusto Recife, que terá missão dupla no confronto. Quando o time estiver com a posse de bola, ele atua como volante, liberando Souza para ajudar na criação das jogadas. Entretanto, quando a bola estiver com o adversário, Recife terá missão de compor a zaga como se fosse terceiro defensor.

A função não é novidade para o jogador. "Já trabalhei dessa forma em outros jogos, no começo do campeonato. Não vejo nenhum problema em colaborar com o que o treinador precisa. O importante é ser útil ao time", enfatiza.

Uma das preocupações com a mudança é que a comunicação entre a dupla de zaga e Augusto Recife funcione sem erros. Caso contrário, o jogador pode acabar marcando um atacante rival e deixar o centro do campo livre para um meia ou volante do Botafogo se apresentar ao ataque. "Não acho que teremos problema com isso. Já trabalho com os zagueiros algum tempo e falamos muito durante o jogo para que tudo dê certo", confia Recife.

Anderson Marques, que deixou o jogo contra o São Paulo reclamando de fortes dores no joelho direito, se recuperou a tempo, treinou normalmente ontem e vai encarar o Botafogo. Ele formará a dupla de zaga com Jean Roth.

 

Eduardo joga em casa e quer voltar a balançar as redes

 

O jogo contra o Botafogo é especial para um jogador do São Caetano. Além de retornar ao time titular, o atacante Eduardo celebra a oportunidade de jogar na cidade onde nasceu e contra um velho conhecido, já que jogou cinco anos no time de Ribeirão Preto.

"Estou feliz com essa chance, ainda mais por jogar ao lado de amigos e familiares", comemora o atacante que foi titular em dois jogos no Paulsitão. "No ano passado vinha bem, fazendo gols, mas nessa temporada tive poucas chances. Agora, espero entrar com tudo e ajudar o time a marcar", completa.

De cara, o atacante terá de lidar com a pressão pela falta de gols, mas isso tira de letra. "Acho que pelo nosso esquema tático o Vandinho estava muito isolado no ataque. Agora termos uma dupla, com mais opções para os jogadores do meio. Espero que dê certo e possamos fazer os gols que a torcida espera", promete o artilheiro que está há dez jogos sem balançar a rede: seis pelo Campeonato Paulista.

"Esse jejum começa a incomodar porque sempre fui de marcar (gols), mas estarei em casa e espero acabar com isso nesse jogo contra o Botafogo", ressalta, sem hesitar ao confessar para quem será o gol, caso aconteça. "Para minha esposa, sem dúvida, caso contrário dá briga", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;