Internacional Titulo
Costa caribenha ameaçada por perfuraçoes de petróleo
Do Diário do Grande ABC
04/04/2000 | 12:38
Compartilhar notícia


O equilíbrio natural da regiao mais selvagem e mais turística da costa caribenha da Costa Rica está ameaçado, com a venda de quatro concessoes governamentais a uma empresa norte-americana para realizar uma importante prospecçao petrolífera.

A Costa Rica é um país de turismo verde. Recebe cerca de um milhao de visitantes desejosos por descobrir a fauna e a flora tropicais por ano.

No entanto, apesar de possuir 13 mil km² de reservas e de parques (um quarto de seu território) esta área nao está livre, contudo, do desenvolvimento industrial.

Há várias semanas a província de Talamanca, no Sudeste do país, se mobiliza contra uma campanha de prospecçao de petróleo da companhia norte-americana MKJ-Xplorations.

As concessoes definidas pelas autoridades costarriquenhas incluem uma parte da costa, em uma zona fronteiriça com o Panamá, e um imenso território de florestas tropicais habitado por duas comunidades indígenas, os bribris e os cabecares.

Estabelecidos há muito tempo nestas terras, os 8 mil índios que vivem do cultivo de banana e de cacau e parcialmente do artesanato, fazem parte do comitê que se opoe às prospecçoes, junto aos municípios da regiao, as associaçoes ecológicas e os profissionais do turismo.

A primeira etapa do programa lançado por MKJ-Xplotations, com um custo de US$ 3 milhoes, prevê uma série de 20 mil perfuraçoes submarinas em uma zona conhecida pela riqueza de sua fauna e pela diversidade de seus maciços de coral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;