Cultura & Lazer Titulo
Frisos do Partenon tinham as cores azul, vermelho e verde
Da AFP
24/02/2006 | 17:04
Compartilhar notícia


Branco em todos os cartões postais, o Partenon de Atenas era originalmente azul, vermelho e verde, informou nesta sexta-feira a arqueóloga-chefe encarregada da restauração do templo, que tem 2,4 mil anos. "Uma recente operação de limpeza a laser revelou rastros de hematita (vermelho), azul do Egito e malaquita-azurita (verde-azul) sobre as esculturas do friso oeste", explicou Evi Papakonstantinou-Zioti.

Embora os arqueólogos já houvessem descoberto traços das duas primeiras cores em outras partes do templo, a malaquita-azurita só foi revelada agora. Levando em conta os depoimentos de vários escritores da antigüidade, é provável que as colunas do Partenon também fossem coloridas.

Os arqueólogos se esforçam desde 1987 para reparar os danos causados aos mármores do templo pelo clima e pela contaminação atmosférica. A restauração do momumento, dedicado à deusa Atenas, protetora da cidade, deve terminar teoricamente em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;