Economia Titulo
Itaú aumenta participaçao no banco português BPI
Do Diário do Grande ABC
25/05/1999 | 15:51
Compartilhar notícia


O Grupo Itaú vai aumentar sua participaçao no grupo financeiro português Banco Português de Investimentos (BPI), o quarto maior grupo financeiro privado de Portugal. Segundo Carlos de Câmara Pestana, vice-presidente da Itausa Portugal, este ano ao participaçao do grupo Itaú vai subir de 10,2% para 12,5%.

"A decisao de aumentar o capital ocorre depois de uma assembléia do BPI, realizada no mês passado, que decidiu que mesmo se algum acionista tiver mais capital votante, a participaçao máxima nas assembléias do grupo será de 12,5%", conta Pestana. Com os 10,2% do capital, Itaú é o maior acionista do BPI.

Segundo Pestana, a aquisiçao dos 2,3% de capital do BPI será feita em bolsa de valores. "A aquisiçao das açoes nao deverá ocorrer de uma vez só. Se o preço das açoes baixar, será mais rápido. Se nao, podera ser mais devagar. "Temos todo o ano de 99 para realizar a aquisiçao."

Pestana pretende realizar a aquisiçao com capitais próprios do grupo naquele país. "Em Portugal, o Banco Itaú Europa tem ativos de US$ 1 bilhao. Mas se surgir uma oportunidade e precisarmos de capital, podemos recorrer a fundos que vierem do Brasil", disse.

A Itausa Portugal é uma sociedade financeira controlada pelo grupo Itaú brasileiro e, além dos 10,2% do BPI, detém 100% do Banco Itaú Europa de Portugal - instituiçao voltada para o financiamento de exportaçoes do Mercosul para a Uniao Européia, especialmente do Brasil - e é o único acionista do Banco Itaú Europa Luxemburgo, dedicado ao private banking.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;