Internacional Titulo
EUA advertem Coréia do Norte contra teste nuclear
Da AFP
27/09/2006 | 18:56
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos advertiram nesta quarta-feira a Coréia do Norte que qualquer teste nuclear realizado por este país será considerado pelas potências mundiais como uma escalada "muito séria" no conflito nuclear.

Christopher Hill, o emissário americano que participa das negociações a seis sobre programa nuclear de Pyongyang, declarou que Washington estuda com Pequim, Londres, Seul, Tóquio e Moscou um meio de impedir um eventual teste nuclear.

"Todas as partes concordaram em que um teste nuclear seria uma escalada muito séria", disse Hill ao Congresso americano.

"É francamente perturbador que alguém sequer pense em detonar uma arma nuclear na península coreana", frisou.

Pyongyang anunciou em fevereiro de 2005 que possuía armas nucleares, mas não há informações sobre testes. Porém, circularam nas últimas semanas rumores de que o Estado comunista poderia estar preparando tais testes.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, avisou em entrevista divulgada na segunda-feira que o tempo para que a Coréia do Norte volte à mesa de negociações está se esgotando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;