Internacional Titulo
Pelo menos 200 são detidos em manifestação contra Putin
Da AFP
14/04/2007 | 11:45
Compartilhar notícia


Pelo menos 200 pessoas foram detidas neste sábado em Moscou, entre elas o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, durante um protesto convocado pela oposição russa e proibido pelas autoridades.

Kasparov, um dos líderes do movimento de oposição “Outra Rússia”, foi detido e levado com um grupo de simpatizantes para uma delegacia do bairro ainda no início da manifestação, na praça Pushkin.

Dezenas de pessoas foram detidas no mesmo momento que Kasparov nos quatro cantos da praça quando tentavam passar por barreiras policiais. Elas foram levadas em pelo menos sete ônibus, cada um podendo conter entre 30 e 40 pessoas.

Confrontos foram registrados entre policiais e manifestantes, alguns dos quais foram espancados. No total, cerca de 9 mil policiais e membros das forças do ministério do Interior haviam sido mobilizados em volta da praça e em seus arredores.

"Kasparov! Kasparov! Rússia sem Putin!", clamavam os manifestantes, chamando os policiais de "fascistas". "Nenhum motivo para nossa detenção nos foi comunicado. Trata-se de uma demonstração de força extremamente violenta que tinha como objetivo aterrorizar as pessoas", disse o ex-campeão, contatado pela rádio Echo na delegacia onde permanece detido.

"Ele foi à praça sabendo que o protesto havia sido proibido e começou a provocar os policiais de forma brutal", afirmou, por sua vez, um representante policial, citado pela agência Interfax.

O ex-primeiro-ministro Mikhail Kassianov e o ex-conselheiro econômico do presidente Vladimir Putin, Andrei Illarionov, que se juntaram à oposição, estavam presentes na praça Pushkin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;