Internacional Titulo
Rússia: escudo antimísseis EUA e Kosovo são temas inegociáveis
Da AFP
03/09/2007 | 11:08
Compartilhar notícia


O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, declarou nesta segunda-feira que a instalação de um escudo antimísseis americano no Leste Europeu e o tema de Kosovo constituem "linhas vermelhas" inegociáveis para Moscou.

"Apesar da política de não confrontação com a Rússia, existem o que chamamos linhas vermelhas, ou seja, pontos que representam uma ameaça real para nossa segurança ou para a ordem internacional", afirmou Lavrov em um discurso para os estudantes da Universidade de Moscou.

"Entre esses temas estão o projeto de instalação de bases antimísseis na Europa central e a questão de Kosovo", ressaltou o chefe da diplomacia russa.

Lavrov deixou claro que "a Rússia não negocia (sobre esses pontos)". "Nossos sócios internacionais devem entender", concluiu.

O governo russo rejeita o projeto americano de instalação de algumas bases de um sistema antimísseis na Polônia e na República Tcheca, com o objetivo oficial de interceptar possíveis mísseis procedentes de países do Oriente Médio, porque considera essa iniciativa uma ameaça direta.

Quanto ao Kosovo, Moscou apóia a Sérvia, e se mostra reticente em aceitar um futuro status de independência para a província sérvia de maioria albanesa atualmente sob administração da ONU (Organização das Nações Unidas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;