Turismo Titulo
Aventura no Rio Parnaíba passa em meio aos manguezais
Da AJB
26/02/2003 | 19:10
Compartilhar notícia


Os barcos que fazem os passeios pelo rio Parnaíba partem de dois pontos: o Porto das Barcas e o Porto dos Tatus, localizado na Ilha Grande de Santa Isabel, a 10 km da cidade. As surpresas começam logo nos primeiros minutos da aventura. Durante o verão, por exemplo, venta muito forte na região. Os pescadores aproveitam então para transformar suas canoas em jangadas, com velas improvisadas.

Já no fim do passeio, o barco atravessa o Igarapé dos Periquitos, formado por três diferentes tipos de manguezais. A área é farta em caranguejos. Não é à toa que o crustáceo é uma iguaria típica da cidade. Os animais preferem se alimentar das folhas de mangue vermelho, espécie que é base da medicina popular da região. E o povo costuma retirar brotos para fazer chás e banhos para tratar problemas intestinais e inflamações.

Mas a incursão pelo rio Parnaíba está longe de ser a única alternativa para os turistas. Há mais opções para os que não abrem mão do clima de aventura. Uma visita à Lagoa do Portinho, em Luís Correia, é uma boa pedida. Há duas formas para se chegar ao local: indo por uma estrada esburacada ou pela faixa de areia da praia. Seja qual for o caminho, o recomendável mesmo é alugar um carro com tração nas quatro rodas e motorista, um serviço oferecido pela maioria das pousadas.

O esforço vale a pena. No caminho, preste atenção às dezenas de carnaúbas presentes pela estrada. A espécie, resistente ao calor e à falta de chuvas desta área do Nordeste, é conhecida como a Árvore da Vida, já que todas as partes podem ser aproveitadas comercialmente ou na subsistência. Os nativos costumam retirar folhas para revestir os telhados. Atualmente, a extração da madeira é proibida devido ao risco de extinção.

A paisagem da Lagoa do Portinho muda a cada semana devido ao vento, responsável pela migração das dunas. Os pescadores, que também sobrevivem como donos de restaurantes de comida caseira, aprenderam na prática a respeitar o fenômeno.

“Muita gente teve de se mudar porque as casas acabaram debaixo da areia”, disse o pescador Francisco das Chagas de França, 54 anos, o Chico Isaura, um dos moradores mais antigos da área.

Já os que têm espírito consumista devem tomar o rumo dos morros de Mariana, a 10 km de Parnaíba, onde moram as rendeiras mais famosas da região. Lá, é possível achar camisas bordadas a mão que levam até um mês para ficarem prontas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;