Nacional Titulo
Governo recebe detalhes para bloquear uso de celulares em presídio
Do Diário OnLine
31/07/2001 | 15:34
Compartilhar notícia


O Ministério da Justiça, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e a Anatel vão começar a fazer os testes para bloqueio de sinal de telefones celulares em quatro presídios de São Paulo. Nesta terça-feira, o governo recebeu os detalhes para realizar o bloqueio.

O secretário Nagashi Furukawa disponibilizou dois presídios em área rural, nas cidade de Iperó e Iaras, e dois na área metropolitana – penitenciária do Estado, no Carandiru; e o Centro de Detenção Provisória do Belém.

As empresas cadastradas como possuidoras de tecnologia para realizar o bloqueio vão participar dos testes, segundo o gerente geral de certificação em engenharia de aspectos da Anatel, Gilberto Alves. O resultado do teste vai ajudar a determinar quais os melhores equipamentos.

Apesar disso, a Anatel vai estabelecer alguns critérios que as empresas deverão cumprir. Entre eles está não emitir radiação acima dos níveis toleráveis; não interferir na vizinhança; ter alarmes para detectar que o sistema foi violado; passar pelos testes elétricos e de viabilidade de implantação; remeter a um controle externo do presídio, para que os responsáveis pela segurança penitenciária possam detectar também de fora da penitenciária se houve alguma quebra no bloqueio.

Alves acredita que os testes podem começar ainda nesta semana nos quatro presídios escolhidos. E a partir do mês de outubro, os bloqueadores poderão ser instalados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;