Economia Titulo
Febraban diz que redução nos juros vai refletir nos bancos
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
20/08/2003 | 21:19
Compartilhar notícia


O economista-chefe da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), Roberto Luiz Troster, disse nesta quarta-feira que a redução da Selic em 2,5 pontos percentuais refletirá de forma positiva nas taxas de juros cobradas pelos bancos. “As taxas de juros (bancárias) já estavam caindo em todos os segmentos. Estamos com taxas para o tomador final mais baratas. É uma tendência não só agora, mas que deve se perpetuar pelos próximos meses e devemos ter taxas mais baixas no futuro”, afirmou.

Segundo ele, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que reduziu a Selic de 24,5% para 22% ao ano, “não estava dentro do esperado, mas estava dentro do desejado e foi muito bem recebida pelos mercados”. Como exemplos, ele citou a alta “expressiva” na Bovespa, queda do risco país (que mede a confiança dos investidores estrangeiros no Brasil) e a valorização dos C-Bonds (principais títulos da dívida externa brasileira).

“Para os bancos, (a redução) é duplamente benéfica. Por um lado, baixa o custo de sua matéria-prima, que é o dinheiro. Por outro lado, quanto mais barato for o dinheiro, menor é a inadimplência e maior é a demanda por crédito”, explicou.

Redução- Os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, HSBC, Itaú, Unibanco e Real já informaram que vão reduzir suas taxas de juros. Algumas das novas tabelas passam a valer já nesta quinta-feira, enquanto as outras entram em vigor em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;