Nacional Titulo
Mais um bebê morre em hospital de MG
Do Diário do Grande ABC
17/12/1999 | 18:59
Compartilhar notícia


Com a morte de mais um recém-nascido, na madrugada desta sexta-feira, subiu para seis o número de bebês vítimas de infecçao hospitalar na maternidade Sofia Feldman, na zona norte de Belo Horizonte em menos de uma semana. Nessa quinta-feira, a direçao da maternidade, premiada como hospital modelo pelo Ministério da Saúde e pela Unicef, confirmara três mortes no berçário de alto risco. Todas ocorreram na quarta-feira e foram provocadas pela bactéria enterobacter sp.

Entre o domingo e a segunda-feira, porém, duas crianças internadas na unidade já haviam morrido de septicemia (infecçao generalizada), também provocada por infecçao hospitalar. "Um dos recém-nascidos tinha a bactéria klebsiella e, no outro caso, suspeitamos que tenha sido por enterobacter", disse o diretor clínico da maternidade, José Carlos da Silveira.

A criança que morreu na madrugada desta sexta-feira, filha da dona de casa Célia Ferreira, começou a apresentar os sintomas da infecçao na quarta-feira. Segundo a mae, os médicos da maternidade demoraram a iniciar o tratamento, o que foi contestado por Silveira. "Começamos a tratá-la menos de três horas após os primeiros sinais; na madrugada ela teve quatro paradas cardíacas; na última, infelizmente, nao respondeu", disse.

Na quarta-feira, 10 recém-nascidos estavam no berçário de alto risco da Sofia Feldman. Desde entao, houve quatro mortes e duas crianças tiveram alta. Das quatro restantes duas estao em estado grave.

A Comissao de Sindicância da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta sexta-feira a apuraçao das causas da infecçao, mas seus integrantes nao quiseram dar entrevistas. A diretoria da maternidade - premiada como "Hospital Amigo da Criança" pela Unicef, em 1995, e, no ano passado, pelo Ministério da Saúde, pelo trabalho de "humanizaçao do atendimento" - suspeita que as bactérias tenham sido trazidaa por bebês transferidos de outros hospitais da capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;