Internacional Titulo
Especialistas criticam relatório do NYT sobre Machu Picchu
Da AFP
25/06/2007 | 20:06
Compartilhar notícia


Arqueólogos peruanos criticaram um relatório publicado pelo jornal americano New York Times afirmando que o Peru não tem capacidade de cuidar de suas peças arqueológicas e exigem que a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, devolva objetos retirados no século passado do complexo arqueológico de Machu Picchu.

A versão do NYT foi considerada um pretexto para que a coleção de peças (que se calcula que chegam a 4 mil) não seja repatriada para o Peru. “Trata-se de uma versão interessada em manter a coleção nos Estados Unidos e não devolvê-la”, disse o arqueólogo e ex-diretor do Instituto Nacional de Cultura, Luis Guillermo Lumbreras.

O especialista destacou que o tema central é “a defesa dos direitos do Peru, que é o único proprietário destes objetos; é um problema de soberania”.

Lumbreras lembrou que o governo peruano permitiu, em 1911, que essa coleção saísse do país com uma permissão especial para estudo e pesquisa, com a condição de que esse patrimônio retornasse após 18 meses. “Isso foi há 96 anos, mas nada foi devolvido, e seguem com o argumento de que precisam de mais tempo para estudar os objetos, mas já se passou quase um século”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;