Nacional Titulo
Vazamento de óleo atinge praias em Salvador
Do Diário do Grande ABC
16/12/1999 | 17:59
Compartilhar notícia


Um vazamento de óleo da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em Mataripe, na regiao metropolitana de Salvador, atingiu as praias de Caípe e do Caçao, no município de Sao Francisco do Conde, a ilha de Madre de Deus e a foz do rio Mataripe. O produto poluiu praias e manguezal numa extensao de mais de quatro quilômetros. Com a maré alta, a mancha de cerca de 500 metros quadrados , em alto mar, se deslocou para o manguezal, provocando a morte de crustáceos.

Cerca de 120 homens da Petrobras estao recolhendo o óleo e o trabalho deve estar concluído no sábado. O óleo está sendo recolhido com pás e enxadas e colocado em sacos plásticos.

De acordo com o Centro de Recursos Ambientais (CRA), responsável pelo meio ambiente na BA, a Petrobras foi a responsável pelo acidente. A multa ainda nao foi estipulada.

O chefe da assessoria de comunicaçao da refinaria, Cláudio Silva, informou que o produto vazou depois de uma parada de emergência na unidade de fabricaçao de gasolina. O sistema que apresentou defeito, chamado trocador de calor, é totalmente automatizado. "Noventa por cento do óleo derramado já foi recolhido", disse Silva. "Mas quando a maré enche, ainda joga óleo na praia do Caípe e nas proximidades da ponte do Caçao."

O diretor do Sindicato dos Ramos Químico e Petroleiro, Moisés Rocha, atribuiu o acidente à política de reduçao de pessoal e terceirizaçao dos serviços de operaçao e manutençao das unidades da Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;