Política Titulo
Deputado quer melhorar serviço consular no Brasil
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
27/04/2008 | 07:23
Compartilhar notícia


Radicado em São Paulo há dez anos, o sociólogo Fabio Porta (PD, Partido dos Democratas) conquistou uma das vagas reservadas pelo Parlamento Italiano aos cidadãos residentes no Exterior. O recém-eleito deputado garante que uma de suas principais metas de mandato será a melhoria no atendimento dos consulados no Brasil.

O objetivo é organizar uma força-tarefa para agilizar a espera dos processos de cidadania italiana. Atualmente cerca de 500 mil brasileiros estão nas filas de espera.

Fábio Porta foi eleito com 15.932 votos pela circunscrição da América do Sul, uma das regiões mundiais criadas pelos organizadores das eleições italianas. A Câmara dos Deputados possui 12 cadeiras para cidadãos que moram fora da Itália, enquanto que o Senado reserva seis vagas.

Nesse pleito, o continente sul-americano ganhou a representatividade de três deputados e dois senadores. Entretanto, Fabio é o único que representará o Brasil no Parlamento Italiano.

De acordo com Porta, que toma posse como deputado nesta terça-feira, em Roma, a lei orçamentária prevê 32 milhões de euros para italianos que estão no Exterior. Uma parte desse montante será destinada ao reforço da rede consular na América do Sul, especialmente no Brasil, onde a fila de espera é maior nos processos de reconhecimento da cidadania.

“Devido à eleição, a aplicação destes recursos foi suspensa, mas o trabalho será retomado a partir do próximo mês. É preciso contratar mais funcionários, investir em infra-estrutura e aquisição de equipamentos para tentar amenizar este problema e garantir aos descendentes de italianos um prazo razoável de espera”, afirma.

Jovens - Outra proposta é implementar uma política voltada aos jovens, incentivando as bolsas de estudo e de trabalho na Itália, cursos de formação para descendentes, intercâmbio entre universidades e estágios em companhias do país europeu.

O parlamentar também pretende incentivar as relações comerciais entre as pequenas e médias empresas brasileiras com o mercado italiano, defendendo a abertura para os produtos brasileiros.

Embora tenha se mudado para Roma, Fabio Porta garante que irá manter um contato constante com o Brasil e toda a América do Sul.

“Tentarei vir ao País pelo menos uma vez por mês. Irei organizar um gabinete em São Paulo e escritórios em outras capitais para atender aos ítalo-brasileiros”, afirma.

De acordo com o parlamentar, a população de origem italiana e de descendentes soma 31 milhões de pessoas no Brasil. Deste total, cerca de 300 mil conseguiram obter a cidadania italiana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;