Internacional Titulo
Descoberto túnel clandestino na fronteira EUA-México
Da AFP
26/01/2006 | 23:13
Compartilhar notícia


Um dos maiores túneis clandestinos já encontrados até hoje, com trechos com sistema de eletricidade e ventilação, foi descoberto perto de San Diego, no estado da Califórnia, na fronteira com o México, informaram autoridades mexicanas e americanas nesta quinta-feira. De acordo com as autoridades mexicanas, o túnel tinha mais de um quilômetro de extensão, dois metros de altura, a 26 metros de profundidade.

A descoberta levou a Procuradoria Federal mexicana a mobilizar seus efetivos, que descobriram o início do túnel nos arredores do aeroporto de Tijuana, debaixo de um terreno baldio. "Durante a diligência, foram encontradas 60 caixas com vários pacotes de diversos tamanhos com maconha, cujo peso aproximado é de duas toneladas", explicou a nota da Procuradoria.

Suspeita-se que a nova passagem clandestina possa ter sido usada para "o contrabando de drogas, pessoas e armas", afirmou o Escritório de Imigração e Fronteiras dos Estados Unidos (ICE), acrescentando que a existência do túnel foi confirmada na quarta-feira à noite e que algumas destas informações provêm de um intercâmbio com as autoridades mexicanas.

"O túnel começa perto do aeroporto de Tijuana e termina em um depósito nos Estados Unidos", disse em uma entrevista coletiva o agente especial do ICE em San Diego, Michael Inzueta. "Hoje (quinta), continua a investigação do que se acredita que seja um dos maiores e mais sofisticados túneis fronteiriços já descobertos ao longo da fronteira Califórnia-México", admitiu um comunicado americano. "Esses túneis são projetados para contrabandear droga, pessoas, armas e outras coisas", motivo pelo qual representam uma ameaça para nossa segurança nacional, insistiu Unzueta.

O novo túnel, no qual uma pessoa pode ficar de pé, é o terceiro a ser descoberto em uma semana na fronteira, e o quarto em 15 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;