Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 22 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Assembleia se mobiliza para ouvir projeto sobre Linha 18

Denis Maciel/Luiz Fernando diz que o ideal é saber da seriedade Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Deputados da região falam em convidar grupo chinês que quer resgatar monotrilho


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

14/07/2020 | 00:01


A Assembleia Legislativa se mobiliza para convidar e ouvir representantes do grupo chinês BYD, que tem interesse em resgatar a proposta original da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligaria via monotrilho o Grande ABC ao sistema metroviário da Capital. Os parlamentares da região declararam que querem entender os pontos necessários para concretizar a obra.

Quem lidera a iniciativa é o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que tem domicílio eleitoral em São Bernardo e é integrante da comissão de assuntos metropolitanos e municipais. Ele adiantou que deverá conversar com o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), e recolher mais informações sobre a BYD. Inicialmente, o grupo chinês levou proposta para Maranhão, que repassou ao Palácio dos Bandeirantes.

“Eu quero convidá-los, inclusive para ir até a Assembleia se possível. Precisamos entender o que estão fazendo e que não seja mais uma firula. Quero saber da seriedade e quem eles representam. (O monotrilho) Para o Grande ABC seria fantástico”, afirmou Luiz Fernando.

O deputado também pretende conversar com os parlamentares que representam o Grande ABC para que possam debater o assunto. “Já vou conversar com o (Teonílio) Barba (PT, deputado por São Bernardo), vou tentar falar com o (Coronel) Nishikawa (PSL, deputado por São Bernardo) e o Márcio da Farmácia (Podemos, parlamentar com domicílio eleitoral em Diadema), porque é algo que nos interessa muito”, salientou o petista.

Nishikawa também tem entendimento de que o monotrilho seria a melhor solução para mobilidade no Grande ABC. Segundo o parlamentar, o BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade e modal escolhido pelo governador João Doria, do PSDB, para a região) sofreria muito com enchentes, com semáforos e cruzamentos. O deputado também disse ter interesse em debater o projeto do grupo chinês.

“Eu não gosto muito de reuniões virtuais, prefiro encontros presenciais. Creio que no mês que vem as atividades retornam na Assembleia e não custa nada tratar deste assunto com os outros deputados”, avaliou Nishikawa. “O monotrilho é a principal meta dos deputados do Grande ABC”, afirmou.

O Diário revelou na semana passada que o grupo chinês BYD tem intenção de investir no monotrilho que ligaria a região à Capital. Seus representantes têm sustentado que pretendem até injetar valores na compra de maquinário necessário para a construção do empreendimento. A BYD estaria disposta até a adquirir o consórcio Vem ABC, constituído em 2014 como a parte particular da PPP (Parceria Público-Privado) e que exploraria o modal depois de sua construção.

Maranhão levou a demanda para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na semana passada. Vinholi, por sua vez, enviou o projeto para análise de viabilidade na Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Os deputados Thiago Auricchio (PL), Carla Morando (PSDB), Barba e Márcio foram procurados, mas não retornaram aos contatos do Diário.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;