Nacional Titulo
Chance de ser preso ao cometer um crime é de 5,4%
23/11/2003 | 21:39
Compartilhar notícia


Para cada 20 crimes registrados pela Secretaria de Segurança Pública no Estado de São Paulo, uma pessoa é presa (5,4%). “Esse número pode ser ainda menor, pois não leva em consideração os crimes que não são notificados”, afirma o coronel José Vicente da Silva, que foi secretário nacional de Segurança Pública no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo mostra que só 27,1% das pessoas que foram vítimas de alguma violência, nos últimos cinco anos, procuraram a polícia. Ao levantamento se acrescenta outro dado, o único até hoje divulgado pela polícia de São Paulo sobre esclarecimentos geral de delitos: em 1997, as delegacias da capital resolveram apenas 2,2% das queixas.

Assim, o 1,4 milhão de delitos registrados nos nove primeiros meses do ano em São Paulo se transformariam em 4,2 milhões. Pelo raciocínio do coronel, o número de detenções, portanto, representaria só 1,4% do total de crimes (registrados ou não). Nos Estados Unidos, a possibilidade de ser preso, depois de cometer um crime, era de 20% em 2000. Entre os delitos comunicados à polícia, a maioria (59%) é formada pelos chamados crimes contra o patrimônio (roubos, furtos e seqüestros).

A relação entre as prisões e o número de delitos relatados foi praticamente idêntica em 2002. No ano passado, a polícia registrou 1,7 milhão de crimes no Estado e realizou 95.449 detenções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;