Cultura & Lazer Titulo
Rumo ao Chile
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
22/12/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


Em contagem regressiva para a sua primeira viagem internacional, a Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá concretizará sonho antigo: conhecer o Chile. "Estamos feito crianças que aguardam o Natal para ganhar um presente", compara o maestro João Aletto.

Mas o ‘mimo' da formação chegará um pouco depois das festas. No dia 3, já pela manhã, os músicos precisarão estar de malas prontas. "Vamos nos encontrar na estação de trem para seguir até o Terminal Tietê", afirma o regente.

Serão 56 horas de viagem até Santiago, com paradas do ônibus a cada quatro. Houve até quem pensou em desistir, caso do cantor Antônio Figueiredo, 78 anos. Depois de já ter comprado a passagem, confessou que sentia medo. "Se o senhor não for agora, quando irá?", reproduziu João Aletto a pergunta que reanimou o parceiro.

Para o maestro, a viagem representa desafio não restrito ao tempo. Com os músicos, irão instrumentos diversos como violas caipiras e berrantes.

Comidinhas caseiras como doces e tortas serão preparadas para dar o clima de festa. "Será natural tocar e contar causos".

Única tristeza é não contar com a presença de todos - dos 80 músicos, vão apenas 30. "A viagem é fruto do esforço de cada um. Muitos gostariam de ir, mas não poderão por dificuldades financeiras", aponta o regente da formação que só conseguiu apoio de R$ 300 do comércio local.

EM SOLO ESTRANGEIRO
Lá, a formação apresentará músicas religiosas em igrejas, além de canções do folclore brasileiro e clássicos do sertanejo de raiz em praças e outros espaços. A poetisa Mariana Conora, 70, ainda acompanhará a orquestra para recitar obras autorais sobre o povo chileno.

Além de Santiago, as cidades litorâneas de Valparaiso e Viña del Mar estão no roteiro. "Vamos aproveitar para tomar banho no Pacífico", planeja.

As expectativas são ótimas. "Eles acolhem o Brasil de forma calorosa. Serão nove dias com povo amigo", avalia. Como presente, levará um presépio. Será também momento de levar a alegria. "Os chilenos demonstraram fé diante das catástrofes deste ano. Nós aprendemos muito com eles", analisa o maestro.

Ir para o Chile, inclusive, já despertou a vontade de conhecer outras nações. A ideia é viajar todos os anos, em janeiro. Argentina e Uruguai estão nos planos da próxima viagem.

AMANHÃ
Em meio à ansiedade, a orquestra se apresentará amanhã nas escadarias da Igreja Matriz de Mauá (Praça Monsenhor Alexandre Árminas), a partir das 20h, durante o 'Auto de Natal Popular de Mauá'.

Estão no repertório cantos natalinos voltados à Folia de Reis. Integram a programação a Cia. de Teatro do Lixo, o cantor Luiz Doné, a Banda Lyra e a dupla Roger & Rogério.

GRAVAÇÃO
A formação ainda está gravando o sexto disco, 'Um Presente Para Mauá', que tem lançamento previsto para o meio do ano. Serão 16 faixas dedicadas à história da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;