Internacional Titulo
Bush cede à CIA supervisão das operações de espionagem dos EUA
Da AFP
13/10/2005 | 16:01
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush aprovou a criação de um Serviço Nacional Clandestino (NCS, sigla em inglês) dentro da CIA (Agência Central de Inteligência) para supervisionar todas as operações de espionagem americanas.

"O NCS será a autoridade Nacional para a integração, coordenação, resolução de conflitos e avaliação das operações encobertas e de espionagem de toda a comunidade da Inteligência", afirma o texto.

É a mais recente decisão de uma série de iniciativas para melhorar os serviços de inteligência, após a perda de credibilidade gerada pelo fracasso na prevenção dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Washington e Nova York e nas denúncias sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, que nunca foram encontradas.

A criação do NCS foi anunciada conjuntamente pela CIA e pelo diretor de Inteligência Nacional, John Negroponte, novo chefe da comunidade de inteligência. O diretor da CIA, Porter Goss, que perdeu o cargo de supervisor, foi designado como administrador nacional de 'inteligência humana'.

O diretor do NCS responderá diretamente a Goss, mas também trabalhará com o escritório de Negroponte, segundo o anúncio do governo. "Confio que, com a criação do NCS, o governo dos Estados Unidos terá uma capacidade de inteligência humana mais unida e verdadeiramente nacional", disse Negroponte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;