Nacional Titulo
Portugal quer regularizar 14 mil imigrantes brasileiros
Da AFP
13/10/2005 | 13:13
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro português, José Sócrates, assegurou nesta quinta-feira que Portugal vai acelerar o processo de regularização de 14 mil imigrantes brasileiros em virtude de um acordo assinado em 2003.

"Estas pessoas foram contatadas em várias ocasiões pelo serviço de estrangeiros e fronteiras para que possam proceder à sua regularização", afirmou o presidente durante uma coletiva de imprensa. "Fizemos progressos na integração da comunidade brasileira em Portugal", afirmou Sócrates.

Portugal e Brasil assinaram em julho de 2003 o "Acordo Lula", protocolo que visa regularizar a situação de milhares de imigrantes brasileiros que entraram no país europeu antes dessa data. Estes imigrantes podiam pedir uma permissão de residência apresentando um contrato de trabalho válido.

Portugal calculava em 15 mil o número de candidatos à regularização. Mas esse número duplicou depois da assinatura do acordo. Sobre os 30 mil pedidos enviados à administração portuguesa, só 14 mil obtiveram permissão de residência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;