Automóveis Titulo
Citroën cria carro-conceito com módulos intercambiáveis
Clarice Brandao
Da Redaçao
16/11/1999 | 17:31
Compartilhar notícia


É a velha lei da oferta e da procura mais uma vez transformando os produtos e o mercado. Na briga das montadoras por diferenciaçao e aumento de consumidores, o público acaba ganhando em tecnologia, criatividade e design. Na busca pela superaçao, a Citroën acaba de apresentar seu novo carro-conceito, o Pluriel, com módulos intercambiáveis e motor 1.4.

Seguindo o estilo dos protótipos C3 e C6 Lignane, o Pluriel inova em sua arquitetura. Sendo modulável, o carro pode ser definido como adaptável de múltiplo uso ou, simplesmente, três em um. Dependendo da utilizaçao que se faz do teto retrátil, do assoalho traseiro e dos arcos removíveis ao longo da carroceria, o carro pode ser definido como um seda, um carro de lazer conversível ou até mesmo uma picape.

Explica-se: com o teto na posiçao normal, o Pluriel é um seda de 3 portas. Com acionamento automático, retrai-se o teto, que se esconde em um piso falso localizado no porta-malas, e baixa-se as janelas, o que torna o compacto um conversível. Nessa configuraçao, o Pluriel ainda permite que os assentos traseiros sejam fixados em um fundo falso no assoalho, o que transforma o modelo em uma picape.

Além do motor 1.4, o modelo tem como características mecânicas quatro cilindros, torque máximo de 11,5 mkgf a 3,4 mil rpm, embreagem eletrônica e câmbio de cinco marchas.

A Citroën considera que o Pluriel, apresentado no último Salao de Frankfurt, na Alemanha, nao encontra atualmente no mercado modelos semelhantes que permitam classificá-lo em uma categoria, mas que os componentes modulares e intercambiáveis sao a principal tendência nos carros do início do próximo século.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;