Turismo Titulo República Tcheca
À moda de Praga
Heloísa Cestari
10/05/2012 | 07:52
Compartilhar notícia


Quem visitar Praga no fim deste mês não encontrará apenas o típico svícková na smetane (filé com molho cremoso, frutas vermelhas e rodelas de limão), regado a canecas de cerveja, como estrela dos cardápios.

Entre os dias 25 e 27, os jardins reais do mais imponente castelo da capital tcheca servirão de cenário para o Prague Food Festival, evento gastronômico que reunirá 50 estandes com delícias de várias partes do mundo. Destaque para os pratos elaborados por chefs dos dez mais conceituados restaurantes do país segundo o Maurer's Grand Restaurant Guide, espécie de Guia Michelin da Europa Central.

Com o tema Pense globalmente, coma localmente, o evento contará com degustações gratuitas e workshops no grande salão de bailes do Prazsky Hrad, elencado no Guinness Book como o maior castelo do mundo. De fato, o monumento é tão grande que mais parece uma cidade dentro da cidade. Erguido por volta de 880, o local foi palco da Defenestração de Praga em 1618, quando um grupo de nobres protestantes arremessou pela janela dois governadores e um secretário católico. Ninguém ficou ferido, mas o episódio serviu de estopim para a Guerra dos 30 Anos.

Ao longo de um milênio, pátios e construções foram erguidos nos domínios do castelo, como a gótica catedral de São Vito, com lindos vitrais, afrescos e o túmulo do rei Venceslau; o Palácio Real, residência dos senhores da Boêmia entre os séculos 11 e 16; a Basílica de São Jorge, que abriga uma coleção ímpar de arte tcheca; e a Viela Dourada, rua com pequenas casas coloridas que hoje abriga lojas de suvenires, mas que era habitada por artistas pobres no século 20. O escritor Franz Kafka (1883-1924) morou ali, na casa de número 22, durante dois anos.

Durante o festival, vale saborear algumas especialidades exóticas como as refinadas trufas francesas, as tortas de caranguejos de Maryland e os sorvetes de aguardente de pera ou de parmesão e vinagre balsâmico com figos, sem falar nos excêntricos estômagos de pato recheados e nos insetos preparados em versões doce e salgada.

Outra novidade desta edição é a performance A Arte da Cozinha Tcheca. A ideia é transformar os pratos consumidos em telas, feitas por profissionais de um estúdio de artes plásticas, para revelar uma outra face da culinária tcheca.

VINHO E CERVEJA

Para brindar o evento, Ivo Dvorak, sommelier tcheco 11 vezes campeão nacional e vencedor do World Championship of Habanosommelier 2004, comandará degustações gratuitas de vinho. E Vaclav Berka, mestre cervejeiro da Pilsner Urquell Brewery, ensinará a harmonizar os pratos com as diferentes versões da bebida. Os visitantes ainda poderão tirar sua própria cerveja com supervisão do campeão Lukas Svoboda e direito a certificado de Bartender Aprendiz Pilsner Urquell PFF 2012 ao mais qualificado.

Antes de virar o caneco, no entanto, vale aferir os níveis de álcool e glicose no sangue. Para tanto, o festival terá o espaço Zona Saudável, com workshops, nutricionistas e profissionais de Saúde prontos para medir pressão, glicemia, gordura corporal e água, além de um bar de sucos naturais, como o de cevada verde.

Música e shows de dança (com direito a salsa e flamenco) completam as atividades. Os ingressos para o Prague Food Festival já estão à venda por CZ 4.000 (cerca de R$ 40). No dia, o preço sobe para CZ 45 mil ( R$ 45), incluindo dez itens de degustação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;